[weglot_switcher]

BPI dispara lucros de seis para 60 milhões. 54 milhões só em Portugal (com áudio)

O lucro consolidado foi de 60 milhões de euros que compara com seis milhões no 1º trimestre de 2020), com a operação em Portugal a ser responsável por 54 milhões. João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, atribuiu ao dinamismo comercial o crescimento dos resultados. O BPI não antecipa saídas massivas de pessoal em Portugal.
  • O CEO do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, fala durante a apresentação dos resultados de 2020 da instituíção bancária, na sede em Lisboa, 04 de fevereiro de 2021. TIAGO PETINGA/LUSA
10 Maio 2021, 12h07

Se alguém apostava que a banca caminha para uma derrocada por causa do confinamento e retração histórica do PIB, o BPI veio demonstrar no primeiro trimestre precisamente o contrário.

O lucro consolidado foi de 60 milhões de euros que compara com seis milhões no 1º trimestre de 2020. Sendo o lucro em Portugal de 54 milhões de euros (o que compara com 4 milhões no primeiro trimestre de 2020).

João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, atribuiu ao dinamismo comercial o crescimento dos resultados. “Num contexto muito adverso o crédito cresceu 6,2% num ano e os recursos totais de clientes 9,7%”.

Os recursos totais de clientes aumentam 3,3 mil milhões num ano, sendo que os depósitos de clientes registam uma subida expressiva de 11,1% num ano.

O BPI destaca a Carteira de Crédito que aumentou 1,5 mil milhões num ano (+6,2%). A quota de mercado sobe para 10,7%. O banco salienta que a carteira de crédito a empresas cresce 7,2% face ao período homólogo do ano anterior.

O BPI registou um aumento dos proveitos (com o produto bancário a crescer 17,1%) que foi suportado pelo crescimento da margem financeira de 3,1% e as comissões cresceram 5,4%.

O rácio de eficiência core melhora para 57,1% em Portugal, ainda assim alto quando comparado com o sistema. Questionado, o CEO disse que “gerir o rácio de eficiência não é uma obsessão”.

As responsabilidades com pensões dos colaboradores somam 1,806 mil milhões de euros e a situação patrimonial era em março de 1,899 mil milhões de euros. Os desvios atuariais no fundo somaram 126 milhões de euros no primeiro trimestre.

João Pedro Oliveira e Costa anunciou que o banco teve custos regulamentares de 22,4 milhões no trimestre, o que inclui 18,8 milhões de Contribuição sobre o setor bancário, sendo o restante o adicional de solidariedade que a banca tem de pagar. No 2º trimestre são feitas as contribuições para o fundo de resolução nacional e para o fundo Único Resolução .

O BPI tem dos rácios de malparado mais baixos do mercado. O rácio de NPE (definição da EBA) diminui para 1,5%. Sendo que a cobertura das exposições non-performing NPE aumenta para 154% por imparidades e colaterais (só de imparidades a cobertura é de 88%). Esta cobertura de imparidades inclui os 97 milhões de imparidades Covid constituídos em 2020. O total de crédito non-performing soma 567 milhões de euros.

No início de abril terminaram 1,2 mil milhões de euros de moratórias (das quais mil milhões do crédito a habitação).

O CEO explicou que 98% do crédito em moratória está em situação regular, lembrando que o BPI tem 17% do crédito em moratória. Nestes créditos os pedidos de renegociação estão muito abaixo das expectativas, disse João Pedro Oliveira e Costa.

O banco tinha 4,5 mil milhões de euros de moratórias ativas a 1 abril, (das quais apenas 1,8 mil milhões de euros de capital e juros), o que representa 17% da carteira de crédito.

O BPI surpreendeu com um custo do risco de crédito negativo de -0,04% no primeiro trimestre de 2021, que se deveu essencialmente à venda de uma carteira de crédito de malparado de 296 milhões de euros, o que proporcionou um ganho de 24 milhões. “O que revela a boa avaliação das carteiras”, salientou o CEO.

O banco registou recuperações de crédito de 27,7 milhões no trimestre.

As novas imparidades foram de 17,3 milhões e o banco mantém uma reserva de imparidade de 97 milhões para imparidades Covid. Isto é, há 97 milhões de euros de imparidades não alocadas em 2020 (Covid-19).

No primeiro trimestre as imparidades líquidas de recuperações foram 10 milhões negativas.

Em termos de capitalização, o rácio de capital core (CET1) fechou o trimestre nos 14,4%, o rácio de Tier 1 está em 15,9% e o de capital total em 17,6%.

Digital ganha terreno mas BPI não fala em fecho de balcões

O BPI registou um total de 728 mil utilizadores regulares de banca digital no primeiro trimestre. Cerca de 77% dos clientes digitais particulares são utilizadores regulares da BPI App (mobile), que registou um aumento de 59 mil utilizadores ativos nos últimos 12 meses. Cerca de 70% das vendas de soluções de poupança, crédito pessoal e produtos não financeiros foram iniciadas nos canais digitais net e mobile (+13 p.p. num ano). Atualmente, 97% das transações realizadas por clientes do BPI são efetuadas em canais digitais (Net, Mobile ou ATM). No mês de março foram efetuados 16 milhões de logins nos canais digitais do BPI.

O CEO destacou a queda abruta da ida dos clientes aos balcões, mas prefere não falar em encerramento, mas sim em transformação do modelo de negócio, garantindo que não tem nenhum plano de “sangria” de pessoal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.