[weglot_switcher]

BPI e BEI disponibilizam 500 milhões para financiar empresas portuguesas de pequena dimensão

Este financiamento conjunto disponibilizado pelos dois bancos permite às empresas portuguesas beneficiarem de condições vantajosas de financiamento, que poderá cobrir a totalidade do custo total de cada projeto empresarial.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
25 Outubro 2018, 16h43

As PME e as midcaps portuguesas (empresas que contam entre 250 a 3.000 trabalhadores) vão poder financiar-se junto de uma linha de crédito no valor de 500 milhões de euros e disponibilizada, em partes iguais, pelo Banco Português de Investimento (BPI) e o Banco Europeu de Investimento (BEI), que assinaram um acordo para este efeito.

Em comunicado emitido esta tarde, as PME e midcaps portuguesas “vão beneficar do acesso a financiamento de longo-prazo em condições favoráveis para os seus investimentos, já que o BPI vai transferir para os clientes as condições vantajosas de financiamento em termos de maturidade e taxas de juro”. Em relação ao empréstimo do BEI, este “vai permitir o financiamento de até 100% do custo total de cada projeto” para as empresas nacionais que tenham aquelas dimensões, com um máximo de 12,5 milhões de euros por projeto e até 50% para outros tipos de projeto.

O acordo entre o BPI e o BEI foi ratificado em Lisboa pelo administrador executivo do BPI, Ignácio Álvarez-Rendueles, e pela vice-presidente do BEI, Emma Navarro.

Para o administrador do BPI, “a cooperação com o BEI é fundamental para o compromisso do BPI com o financiamento das PME e midcaps em Portugal, uma área de negócio central para o Banco”. Por seu turno, Emma Navarro, reconheceu que este acordo vai encontro das prioridades do banco da União Europeia (UE), cujo capital é detido pelos Estados-Membros, uma vez que permite “assegurar que as PME têm acesso a crédito”, o que é “fundamental para promover a inovação e o crescimento económico na UE”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.