[weglot_switcher]

Brasil: barragem rebenta em Belo Horizonte e arrasta várias casas

O jornal brasileiro “Estadão” avança que houve casas arrastadas e que os bombeiros já se encontram no local do incidente, onde já se aponta a existência de dois feridos.
25 Janeiro 2019, 18h59

Rebentou uma barragem na região de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais esta sexta-feira, sendo que, de acordo com o jornal brasileiro “Estadão”, houve casas arrastadas e os bombeiros já se encontram no local do incidente, com dois feridos a registar. As autoridades estimam que haja mais de 200 desaparecidos.

O jornal “Metro” declarou que a lama invadiu a vila do Brumadinho, e os bombeiros deram a ordem para fechar os estabelecimentos comerciais da zona, encerrando também o Instituto Inhotim.

O presidente da vila de Belo Horizonte, Leônidas Marciel, confirmou que as autoridades estão a procurar saber que existem vítimas mortais, mas ainda não há informações oficiais. O jornal “G1” informou que dois homens foram para o Hospital Pronto-Socorro João XXIII de helicóptero, embora ainda não tenham sido divulgadas informações sobre o seu estado de saúde. Os bombeiros afirmam que há vítimas devido às enxurradas que atingiram uma comunidade próxima com cerca de mil pessoas. Já conseguiram resgatar duas pessoas.

https://twitter.com/RenovaMidia/status/1088842699548053505

 

“Todo o governo federal já está mobilizado para atuar no socorro e na resposta ao rebentamento da barragem em Brumadinho. Uma equipa da Defesa Civil Nacional, chefiada por mim, já está a deslocar-se  para a região de forma a apoiar as operações do estado e dos municípios”, declarou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas.

Carlos Alberto do Santos Cruz, ministro da Secretaria do Governo, classificou como “lastimável” o rompimento da barragem em Minas Gerais. “É lastimável, mais uma vez na mesma grande região”.

Há três anos, o Brasil viveu uma das maiores tragédias naturais, também no estado de Minas Gerais, com a rutura da barragem de Mariana que provocou 19 mortos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.