[weglot_switcher]

Brasil de Lula no debate da Liberdade em Portugal

Além dos debates temáticos já programados existe ainda espaço para temas abertos à iniciativa dos participantes e que já acolheram sugestões como Emprego, Género, Natalidade e Racismo.
8 Julho 2018, 20h33

Os acontecimentos do último ano no Brasil, com a deposição da presidente Dilma Rousseff e a prisão de Lula da Silva, vão estar em debate no encontro Liberdade e Pensamento Crítico marcado para o sábado dia 14 de julho, no antigo Liceu Camões em Lisboa.

O tema ‘Flagrantes Delitos à Liberdade – o caso do Brasil’ será apresentado por Amândio Silva e a moderação do debate está entregue a Carlos Serrano, do coletivo Andorinha. Participa também Bruno Falci, da representação do Partido dos Trabalhadores (PT) em Portugal.  

Como  Jornal Económico já avançou convívio de solidariedade, debates e música são três dos atrativos desta iniciativa de homens e mulheres de várias organizações da sociedade civil.

O programa reparte-se por várias salas que recordam os nomes de Alípio de Freitas, Palma Inácio, José Afonso, Catarina Eufémia, Sophia de Mello Breyner e Júlio Pomar, inclui almoço convívio servido no refeitório da escola e terminará com o concerto ‘Abraço Musical’, no pátio do antigo Liceu Camões, onde há 60 anos se realizou o único comício da campanha presidencial do general Humberto Delgado. Em palco estarão João Afonso, Francisco Fanhais, AP Braga, José Fanha, Manuel Teixeira e António Rosa, Vento Suão, ComSonante dirigido pelo maestro Luís Pedro Faro, André Fausto & Companheiros de Aventura, entre outros anunciados em cartaz.

 

Pograma da Jornada

10h00 -10h20, Ginásio, Abertura. Intervenções do Diretor da Escola Secundária Camões e do representante da Comissão Organizadora

10h20 – 10.30, Ginásio. Inauguração do Fórum Multimédia permanente. Organização de Mário Moutinho. Segue-se inauguração da Exposição “Muitas vidas numa só”. Homenagem a Alípio de Freitas. Montagem da Associação José Afonso

10h40 – 10h50, Claustros. Inauguração da Exposição “Linha de Frente – Homens e Mulheres na luta pelos Direitos Humanos”. Iniciativa do Coletivo Andorinha

10h50 – 11h00, Pátio, Música Andante

11h00 – 13h00, Sala Catarina Eufémia. Debates informais (iniciativa dos participantes). Alguns temas já sugeridos: ambiente, emprego, género, natalidade, racismo. Introdutor: Luís Vaz. Moderador: Rafael Galego. Sala Alípio de Freitas. Militância partidária, livre pensamento em cooperação conflitual. Introdutor: Camilo Mortágua. Moderador: Manuel Lisboa.Sala Palma Inácio. Revolta e Revolução. Introdutor: Hélder Costa Moderador: Isabel do Carmo. Sala Sophia de Mello Breyner. Poesia, teatro e música com o grupo Acusa Teatro/Casa das Cenas e Carlos Carranca, acompanhado de Nuno Cadete e Luís Martins. Moderador: Guadalupe Magalhães. Sala Júlio Pomar. Produção livre de obras de artes plásticas sobre o tema Liberdade. Coordenador: David Zink.

 

12h00 – 12h10, Pátio.Música andante

13h00 – 15h00, Refeitório e Espaços Abertos. Almoço de confraternização animado por música andante

15h30 – 18h00, Sala Palma Inácio. Flagrantes Delitos à Liberdade – o caso do Brasil. Introdutor: Amândio Silva. Moderador: Carlos Serrano. Sala José Afonso. Condicionamento do livre pensamento através da manipulação da cultura e da comunicação social.Introdutor: Jacinto Rego de Almeida. Moderador: Anabela Henriques. Sala Alípio de Freitas. Militância partidária, livre pensamento cooperação conflitual. Moderador: Vasco Graça. Sala Catarina Eufémia. Debates informais. Moderador: Teresa Gago. Sala Sophia de Mello Breyner. Poesia e música com José Fanha e David Zink. Moderador: Mário Moutinho.Sala Júlio Pomar. Produção livre de obras de artes plásticas sobre o tema Liberdade

16h30 – 16h45, Pátio. Música andante.

18h00 – 18h30, Pátio. Apresentação do espetáculo ” Sê tu todo”. André Fausto & Os Companheiros de Aventura. Segue-se a sessão de encerramento com intervenções de representantes de cada uma das Salas, da Organização e da Câmara Municipal de Lisboa.

19h30 – 22h, Pátio. Concerto “Abraço Musical”. Com a participação de André Fausto & Os Companheiros de Aventura, AP Braga, B-Fachada, ComSonante, Francisco Fanhais, João Afonso, João Pestana, Manuel Teixeira e António Rosa, Pedro Barroso e Vento Suão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.