[weglot_switcher]

Brexit: Acordo de comércio vai influenciar buraco orçamental na Europa

O Parlamento Europeu vota esta terça-feira resolução sobre as negociações.
  • Christopher Furlong/REUTERS
3 Outubro 2017, 09h27

O Reino Unido vai deixar um buraco de 20 mil milhões de euros no orçamento da União Europeia, a menos que o bloco europeu aceite em dar à primeira-ministra britânica, Theresa May, o acordo comercial do pós-Brexit que tanto a governante tem reivindicado, segundo o que explicaram à Bloomberg altos funcionários do governo britânico.

Os mesmos porta-vozes, que pediram para nãos erem identificados, adiantaram à agência noticiosa que o Reino Unido não vai cumprir a oferta de Theresa May de cobrir a participação britânica no orçamento da União Europeia até 2020 sem oficializar um acordo mais amplo do Brexit. Além disso, explicaram que o Reino Unido também não aceita ser responsável por uma parcela das pensões dos funcionários europeus.

Já um membro do Departamento do Brexit disse que a liquidação financeira deve acontecer “de acordo com a lei e no espírito da parceria contínua do Reino Unido com a União Europeia”. Recorde-se que Theresa May disse que não quer que parceiros “temam que precisem de pagar mais ou receber menos face ao plano orçamental atual em resultado da nossa decisão de sair”, disse a líder do executivo, no discurso na cidade italiana de Florença.

As novas medidas sociais defendidas por Theresa May, após perder a maioria no Parlamento britânico, abalaram o programa de austeridade em vigor há sete anos e levaram a que a agência de notação financeira Moody’s a baixar a notação da dívida britânica, do nível Aa1 para Aa2, na semana passada. Isto porque o executivo não conseguiu atingir as metas de redução do défice para 1% (atualmente de 3,5%) e de aumento do crescimento económico para 1,8% (1% segundo as previsões para o próximo ano) até 2021. Londres reagiu à decisão, classificando como “desatualizada”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.