[weglot_switcher]

Brexit: bancos que querem ir para a Europa vão ter de esperar seis meses para ter licença

A instituição a que preside Mario Draghi disse que os bancos devem planear com antecedência a mudança de país “para garantir que recebam a licença a tempo.”
  • Kai Pfaffenbach/Reuters
11 Abril 2017, 20h45

O processo não vai ser automático, alerta Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Os bancos que vão querer “nadar” para os outros países da Europa vão ter de solicitar uma licença, um processo que, de acordo com a autoridade monetária, pode durar em média cerca de seis meses, como avança o Expansion.

Draghi advertiu que as entidades devem cumprir os requisitos e a licença deve estar válida antes que as operações bancárias possam ser realizadas na zona euro.

Por isso, o presidente do BCE insiste que os bancos devem ser organizados “para garantir que recebem a licença a tempo.”

Além disso, Mario Draghi ressalvou que a instituição a que preside não tolera a abertura de escritórios “vazios”, a fim de evitar a deslocalização em massa de funcionários.

Prevê-se que cerca de 40 principais grupos bancários internacionais, presentes hoje em Londres, mudem as suas subsidiárias para alguns dos países com moeda única.

Cidades como Madrid, Frankfurt, Paris, Luxemburgo ou Dublin, são algumas das cidades que querem acolher empresas vindas do Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.