[weglot_switcher]

Brexit. Boris Johnson e Ursula Von der Leyen reúnem-se quarta-feira para finalizar divórcio entre Reino Unido e os 27

O Reino Unido deverá finalmente abandonar a União Europeia (UE) até final de janeiro, depois da vitória clara de Johnson nas eleições gerais de dezembro passado, que deram aos Conservadores uma maioria na Câmara dos Comuns que garante à partida a aprovação do Acordo de Saída celebrado com os 27.
6 Janeiro 2020, 11h01

Boris Johnson e a presidente da Comissão Europeia vão-se reunir, esta quarta-feira, em Londres para finalizar as condições do divórcio entre o Reino Unido e o Reino Unido. Os dois líderes vão ter como prioridade definir um acordo de livre comércio entre os dois pontos. Segundo a agenda da Comissão Europeia, Von der Leyen vai ainda discursar numa cerimónia na London School of Economics and Political Science.

Na reunião, o primeiro ministro britânico vai realçar a sua determinação de não pedir mais um pedido de extensão do Brexit bloqueado, assim, a possibilidade de haver mais negociações entre Bruxelas e Londres depois do fim de período de transição no final do ano.

O negociador chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier já tinha considerado que “não será possível fazer tudo” relativamente ao acordo comercial entre Bruxelas e Londres no prazo estipulado, até final de 2020, admitindo trabalhos posteriores.

“Francamente, com um prazo tão limitado – já ouvimos o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, dizer que não vai querer pedir um prolongamento do período de transição, apesar de ser possível até 31 de julho e poder ser estabelecido por comum acordo – não será possível fazer tudo”, declarou Michel Barnier.

A promessa de Johnson de finalizar o Brexit foi o mote central durante a sua campanha eleitoral que lhe concedeu uma vitória maioritária em dezembro na Câmara dos Comuns e que garante à partida a aprovação do Acordo de Saída celebrado com os 27.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.