[weglot_switcher]

Brexit: Bruxelas rejeita proposta do Reino Unido para cidadãos da UE

Guy Verhofstadt, coordenador dos assuntos do Brexit pelo Parlamento Europeu, diz que não é verdade que um acordo para o Brexit está próximo.
8 Novembro 2017, 17h04

A proposta do Reino Unido para os cidadãos da União Europeia a viver no país foi rejeitada pelo Parlamento Europeu, segundo noticia a BBC. Bruxelas terá considerado que os direitos dos europeus não estão salvaguardados e defende que os cidadãos da UE a viver no Reino Unido tenham direito a permanecer depois do Brexit.

O governo britânico divulgou esta terça-feira um documento que propõe um período de transição de dois anos para os nacionais de países da UE pedirem um estatuto que lhes permita continuar a trabalhar e viver no Reino Unido depois do Brexit. No entanto, o Parlamento Europeu terá considerado a proposta “inadequada”.

“Foi dito aos cidadãos da UE no Reino Unido e aos cidadãos do Reino Unido na UE que nada mudaria com o Brexit”, disse o eurodeputado belga e coordenador dos assuntos do Brexit pelo Parlamento Europeu, Guy Verhofstadt, em entrevista ao Independent. “O facto de o governo britânico precisar de 25 parágrafos para explicar como as vidas vão mudar prova que isto é uma fabricação”.

“É difícil de acreditar que esta nova proposta será suave e eficiente. O Parlamento Europeu continua profundamente preocupado com a falta de progressos nos assuntos sobre os direitos dos cidadãos. É erróneo dizer que um acordo está próximo”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.