[weglot_switcher]

Brexit: Conselho de ministros britânico reúne-se esta quarta-feira para avaliar “rascunho do acordo”

O documento surge depois de quase dois anos de negociações, marcadas por avanços e recuos. A questão da fronteira entre as Irlandas era o principal bloqueador das negociações.
14 Novembro 2018, 07h35

O conselho de ministros britânico vai reunir-se esta quarta-feira para avaliar o “rascunho do acordo” de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que ditará os próximos passos no processo do Brexit. O documento surge depois de quase dois anos de negociações, marcadas por avanços e recuos. A questão da fronteira entre as Irlandas era o principal bloqueador das negociações.

As duas partes chegaram a um acordo a nível técnico em relação ao processo de saída do Reino Unido da UE. A solução para a fronteira entre as Irlanda do Norte e República da Irlanda passará por um “backstop”. Quer isto dizer que, não haverá qualquer fronteira física na ilha da Irlanda, mas sim um acordo aduaneiro temporário até que esteja definida a relação futura entre o Reino Unido e a UE, até ao final do período de transição, em dezembro de 2020.

No entanto, as negociações ainda não terminaram. Depois de Bruxelas e o Reino Unido terem chegado a um acordo técnico, é a fez de se chegar a um acordo político sobre o texto definitivo do tratado do Brexit. Para isso, o conselho de ministros britânicos deve reunir-se esta quarta-feira, à tarde, para “decidir os próximos passos” das negociações.

“O conselho de ministros vai reunir às 14h00 para considerar o rascunho do acordo que as equipas de negociação alcançaram em Bruxelas e decidir os próximos passos. Os ministros foram convidados a ler a documentação antes desse encontro”, informou esta terça-feira o porta-voz do Governo britânico.

Em paralelo, a primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu na terça-feira a todos os ministros que compõem o Governo para se reunirem com ela separadamente.

Caso o conselho de ministros aprove o acordo, esta quarta-feira, deverá ser agendada uma cimeira de líderes europeus a 25 de novembro. “O fim está a começar”, escreve o editor político do jornal britânico “The Sun”, Tom Newton Dunn. O Brexit está previsto para 29 de março do próximo ano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.