[weglot_switcher]

Brexit: May inicia ‘brainstorming público’ para limar divisões no partido

Theresa May, vai dar início a uma série de discursos nas próximas semanas. O desafio é dar resposta à crescente pressão de Bruxelas e superar não apenas um eleitorado dividido, mas um partido dividido.
  • Stefan Wermuth/REUTERS
12 Fevereiro 2018, 13h05

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai dar início a uma série de discursos nas próximas semanas para tentar travar as lutas internas do Partido Conservador e fazer avançar as negociações do Brexit. O desafio é dar resposta à crescente pressão de Bruxelas e superar não apenas um eleitorado dividido, mas um partido dividido.

“O Brexit é um momento decisivo na história da nossa nação”, afirmou fonte do gabinete de Theresa May, em comunicado. “Vamos forjar uma nova parceria ambiciosa com a Europa e traçar o nosso próprio caminho para tornarmos o Reino Unido uma nação verdadeiramente livre e global”, assegura.

brainstorming público, com o nome “Road Map to Brexit”, começa na quarta-feira, com o discurso do ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson. O discurso do deputado eurocético terá como objetivo unir as diferentes posições dentro do partido em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Três dias depois será a vez de Theresa May ser chamada ao palco, em Munique, para tentar oferecer uma nova relação com o bloco europeu em matéria de segurança.

David Davis, secretário de Estado britânico encarregado das negociações com a UE, Liam Fox, secretário de comércio, e o ministro do gabinete, David Lidington, são outros dos políticos que têm programados discursos de incentivo à união dos britânicos para que o Brexit seja levado a bom porto.

O Reino Unido espera fechar um acordo de transição no próximo mês para suavizar os impactos da saída do país da UE e definir um acordo comercial até ao fim do ano. No entanto, a UE veio dizer na semana passada que o Reino Unido precisa de esclarecer a sua posição e apresentar propostas claras e realistas sobre o que espera para a futura relação com os Estados-membros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.