[weglot_switcher]

Brexit: “O relógio está a contar”, diz responsável dos Assuntos Europeus alemão

Estados-membros endureceram a posição da UE, emitindo sinais de uma posição dura nas negociações para o ‘divórcio’ do Reino Unido da instituição europeia.
22 Maio 2017, 19h53

A União Europeia (UE) já fechou as diretrizes para as negociações formais da saída do Reino Unido do projeto europeu. Em 18 páginas, Bruxelas estipula as instruções juridicamente vinculativas que Michel Barnier, representante da UE  nas negociações, deverá seguir.

Michael Roth, responsável pelos Assuntos Europeus da Alemanha, sublinhou o calendário das negociações.

“Temos dois anos. O relógio está a contar”, disse Roth a jornalistas em Bruxelas, citado pelo Financial Times. “Nós temos que começar a trabalhar.”

Nas últimas semanas, os Estados-membros endureceram a posição da UE, emitindo sinais de uma posição dura nas negociações para o ‘divórcio’.

A UE a 27 aponta as obrigações financeiras do Reino Unido, com uma fatura estimada de 55 a 75 mil milhões de euros em termos líquidos, que deverá cobrir desde os custos de deslocamento de agências da UE baseadas em Londres para pagamentos agrícolas da UE em 2019 e 2020.

“Queremos passar para uma situação em que todos os compromissos assumidos pelo Reino Unido serão honrados, assim como o nosso com o Reino Unido”, disse o deputado Michael Barnier. “Precisamos fechar as contas, e essa é uma questão de confiança para construir o nosso futuro relacionamento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.