[weglot_switcher]

Brexit piorou os problemas do Reino Unido, diz Juncker

De acordo com o (ainda) presidente da Comissão Europeia, o ceticismo em relação ao Brexit está a ganhar força. Numa entrevista a uma estação de televisão alemã, Juncker afirmou que existe um ciclo perpétuo de “promessas, promessas não cumpridas e mentiras repetidas vezes sem conta”.
  • © European Union , 2017 / Source: EC – Audiovisual Service
6 Novembro 2019, 13h49

O ainda presidente da Comissão Europeia voltou a deixar fortes críticas ao impasse político no Reino Unido. Numa entrevista à estação de televisão alemã ARD, Jean Claude-Juncker afirmou que o Brexit piorou os problemas do Reino Unido.

“O Reino Unido tem outros problemas para além do Brexit e esses problemas aumentaram com o Brexit. Eles [o governo] está a tentar encobrir isso, mas  [os problemas] ficaram maiores ”, confessou.

Juncker também descreveu a saída do Reino Unido da UE como um ciclo perpétuo de “promessas, promessas não cumpridas e mentiras repetidas vezes sem conta”, dois dias depois de ter acusado Boris Johnson de contar “tantas mentiras” durante a campanha do referendo de 2016.  O líder veterano da UE, não avançou com detalhes sobre  o que considera mentiras, porém pode estar a referir-se às promessas feitas (mas não cumpridas) sobre melhorias no Serviço Nacional de Saúde.

Também pode estar a referir-se à extensão do bloco europeu com a admissão da Turquia e mais quatro países na UE até 2020, uma afirmação que nunca foi emitida pelos responsáveis europeus. Juncker anunciou um congelamento de cinco anos no alargamento da UE em 2014, enquanto as esperanças de adesão da Turquia estavam em alta muito antes do referendo de 2016.

Num golpe contra o Partido Trabalhista, Juncker descreveu o plano do partido de Jeremy Corbyn de renegociar o acordo do Brexit como irrealista, embora também tenha referido que seria o seu sucessor a decidir se havia “espaço de manobra para um novo acordo ou um novo tratado”. Porém deixou claro que havia ceticismo em relação às esperanças dos conservadores de negociar um acordo de livre comércio num espaço de 11 meses. À BBC Juncker descartou esse cenário dizendo que as negociações “demoram o seu tempo”.

O principal negociador do Brexit da UE, Michel Barnier, explicou que um acordo básico de livre comércio pode ser alcançado dentro de 11 meses, mas também alertou que a negociação seria “difícil e exigente”. Na passada terça-feira, durante a Web Summit, Barnier afirmou que “ainda ninguém me explicou as vantagens do Brexit”.

De forma geral, Bruxelas não está convencido com as promessas de Johnson de evitar estender o período de transição para além de 2020. Barnier disse que o verão de 2020 seria “um momento de verdade” para ver se uma extensão da transição seria necessária ou não.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.