[weglot_switcher]

Brexit: Plano B de Theresa May vai ser votado no Parlamento a 29 de janeiro

O parlamento britânico vai debater e votar no final do mês o plano B para a saída do Reino Unido da União Europeia. O anúncio foi feito por Andrea Leadsom, líder da Câmara dos Comuns, esta quinta feira.
17 Janeiro 2019, 11h40

Depois de Theresa May e o seu acordo para o Brexit terem sofrido uma derrota histórica no Parlamento britânico o Governo de Theresa May apresentará na próxima terça feira, 29 de janeiro, um ”plano B” para a saída do Reino Unido da União Europeia. A votação sobre o acordo terá lugar no mesmo dia. O anúncio foi feito pela líder da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom, esta quinta feira, citada pelo The Guardian.

O acordo, que finalizava a saída do Reino Unido da UE em maio, foi rejeitado por uma grande maioria no início desta semana e Leadsom afirmou que a primeira-ministra deverá apresentar uma moção e fazer uma declaração sobre seus próximos passos na terça feira.

“Um debate durante um dia inteiro sobre a moção terá lugar na terça feira, 29 de janeiro, sujeito ao acordo da casa”, disse Leadsom ao parlamento.

O Governo de Theresa May foi também alvo de uma moção de censura na quarta-feira à qual sobreviveu mas com uma margem reduzida. Ao contrário da margem folgada que chumbou o acordo de saída da União Europeia, a moção de censura proposta pelo secretário-geral trabalhista, Jeremy Corbyn, não passou por 19 votos (325 deputados disseram manter confiança no governo de May e 306 votaram contra o executivo conservador).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.