[weglot_switcher]

Brexit: Reino Unido já se está a preparar para falta de acordo

“Não é o queremos, mas é o que precisa de ser feito”, disse esta terça-feira o negociador britânico do Brexit, David Davis, sobre o plano de contingência para um Brexit sem acordo entre Reino Unido e UE.
  • Stefan Wermuth / Reuters
3 Outubro 2017, 16h05

O negociador britânico do Brexit, David Davis, garantiu esta terça-feira que o governo do Reino Unido está preparado para uma saída sem acordo com a União Europeia, caso as conversações não avancem. O país terá um plano de contingência, numa altura em que a segunda fase de negociações foi adiada por falta de consenso.

“Existe um determinado exercício em curso em Whitehall dedicado a preparativos de contingência para que estejamos prontos para qualquer resultado”, disse Davis numa conferência do Partido Conservador, em Manchester, citado pela agência Bloomberg.

“Não é o queremos, mas é o que precisa de ser feito”, acrescentou. Ao fim de mais de seis meses e quatro rondas de negociações, as conversações pararam depois de o Parlamento Europeu ter considerado que não formam feitos avanços significativos.

Bruxelas pediu mais clareza a Davis para que as negociações do Brexit, que terão de estar concluídas até março de 2019, continuem. Uma das questões que está a ser um entrave é o comércio, com a UE a alegar que o Reino Unido se recusa a admitir o que deve ao bloco.

No entanto, o lado britânico acusa a UE de não especificar o que é necessário para avançar com as negociações. Apesar do impasse, Davis já referiu que espera que as conversações sobre o Brexit para que se possa chegar a acordo sobre os direitos dos cidadãos europeus a viver nas diferentes jurisdições.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.