[weglot_switcher]

Brexit: segunda fase de negociações adiada por falta de consenso

Ao fim de mais de seis meses e quatro rondas de negociações, o Parlamento Europeu considera que não formam feitos avanços significativos e pede mais “clareza” a Theresa May. As negociações do Brexit devem concluídas em março de 2019.
  • Luke MacGregor/Reuters
3 Outubro 2017, 14h09

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira uma moção apresentada pelos principais partidos políticos comunitários a apelar a um adiamento das negociações do Brexit. Os eurodeputados entendem que a próxima fase de conversações entre o Reino Unido e a União Europeia só pode avançar assim que se alcançar um “grande avanço” nas discussões entre ambas as parte e a primeira-ministra britânica, Theresa May, clarificar qual a sua posição face ao Brexit.

A moção, proposta pelo coordenador do parlamento do Parlamento, Guy Verhofstadt, foi aprovada com 557 votos a favor e 92 contra no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Em causa está a falta de consenso entre o Reino Unido e a União Europeia em matérias consideradas fraturantes para o progresso das negociações, como a questão dos cidadãos europeus a viver no Reino Unido, a fronteira com a Irlanda do Norte e os custos a pagar pela decisão britânica de abandonar o bloco europeu.

Além disso, Guy Verhofstadt sublinha que “há falta de clareza e desunião no governo britânico. Há oposições entre [os deputados conservadores] Philip Hammond e Liam Fox e há divisões entre [o ministro das Relações Externas britânico] Boris Johnson e Theresa May.

Também o negociador-chefe escolhido pela Comissão Europeia para representar a União Europeia nas discussõs com o Governo de Theresa May, Michel Barnier, acredita que ainda não foi conseguido “um progresso suficiente para assumir plena confiança na segunda fase das negociações”.

“É difícil fazer progressos suficientes e isso torna ainda mais difícil pensar numa nova fase de negociações”, afirmou Michel Barnier, no debate sobre o estado atual das negociações do Brexit, que decorreu no Parlamento Europeu.

Ao fim de mais de seis meses e quatro rondas de negociações, o Parlamento Europeu considera que não foram feitos avanços significativos e pede mais “clareza” a Theresa May. As negociações do Brexit devem concluídas em março de 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.