[weglot_switcher]

Brexit: Trabalhistas exigem demissão do Governo. Theresa May anuncia plano B

Theresa May disse no Parlamento que vai apresentar na próxima segunda-feira um plano B de saída do Reino Unido da União Europeia.
  • Parliament TV handout via REUTERS
16 Janeiro 2019, 14h01

Depois de Theresa May e o seu acordo para o Brexit terem sofrido uma derrota histórica no Parlamento britânico o Governo de Theresa May submete-se hoje à sua primeira moção de censura, que foi pedida pela oposição, o Partido Trabalhista.

O acordo do Brexit foi recusado em Parlamento com 230 votos –  com 432 contra e 202 a favor. Este foi um chumbo histórico na política britânica, sendo que nunca tinha havido uma moção do governo na era democrática com tamanha diferença.

“Esta é a maior derrota de sempre num governo na história da nossa democracia”, sublinhou o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, esta manhã durante a apresentação da moção de censura contra May. ”A primeira-ministra parece estar em negação sobre o resultado de ontem à noite”, rematou.

Theresa May, que apresentará na próxima segunda feira, 21 de janeiro, um ”plano B” acusou Corbyn de ser “a única pessoa em negação nesta câmara, porque nunca conseguiu explicar qual é a sua política para o Brexit. Na semana passada disse-lhe que ele talvez precisasse de um leitor de lábios. Mas sobre a sua política para o Brexit, nós todos precisamos de um leitor de mentes”.

“A primeira-ministra perdeu o controlo e o Governo perdeu a capacidade de governar”, atira Corbyn, que reforçou mais uma vez a ideia que tem vindo a repetir nos últimos meses: a demissão de May. “Todos os precedentes dizem que quando um Governo sofreu uma derrota desta dimensão, deve demitir-se e deixar os britânicos elegerem quem querem para dirigir este país”, argumentou.

Brexit: Países europeus aceleram planos para saída sem acordo do Reino Unido

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.