[weglot_switcher]

Brexit: UE alerta Reino Unido que deve comprometer-se com tópicos-chave do acordo comercial

Há assuntos como apoios estatais ou cooperação jurídica que ainda não tiveram consenso. Downing Street sinalizou à imprensa que o Reino Unido sentiu progresso nalgumas áreas das negociações e aguarda pelas da próxima semana, que são cruciais.
  • Stefan Wermuth / Reuters
25 Setembro 2020, 17h12

A probabilidade de o Reino Unido sair do mercado único no final deste ano sem um acordo comercial está a aumentar. As rondas de negociações têm demonstrado poucos progressos – falta chegarem a consensos em torno de questões como apoios estatais ou cooperação jurídica – e esta semana está a terminar sem ser uma exceção.

Os negociadores europeus e britânicos encontram-se esta sexta-feira numa ronda final de conversações formais em Bruxelas, procurando criar condições de trabalhar que levem a documento, mas a “Bloomberg” noticia que as partes ainda têm um caminho a percorrer até ao acordo.

Fontes ligadas às negociações avançaram à agência financeira que a União Europeia disse aos negociadores do Reino Unido que devem aceitar algumas das suas principais bandeiras sobre a futura relação Londres-Bruxelas na próxima semana se quiserem dar passos em frente antes do prazo final de outubro. Por exemplo, a União Europeia também garantir que a distribuição de cotas não prejudique as comunidades pesqueiras dos Estados-membros, tais como a Irlanda.

É importante salientar que os líderes europeus se vão reunir no próximo dia 15 de outubro, começa o contrarrelógio, porque se até lá não houver progresso significativo será passada a ideia de que as conversações estão a falhar.

Hoje, um porta-voz da Downing Street sinalizou que o Reino Unido sentiu progresso nalgumas áreas das negociações, contrariando essa posição europeia suprarreferida. “Ainda queremos e estamos a trabalhar para um Acordo de Livre Comércio e estamos à espera das negociações na próxima semana para tal”, disse Jamie Davies aos jornalistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.