[weglot_switcher]

Britânicos são quem mais compra casa em resorts do Algarve

O anúncio do Brexit em 2016 provocou instabilidade nos preços, alternando ciclos de aceleração com períodos de desaceleração. Valor de investimento médio dos britânicos, 5,621 euros/m2, evoluiu face ao semestre anterior, onde estava entre os 5.000 e 5.500 euros/m2.
29 Outubro 2019, 10h30

Os cidadãos britânicos continuam a ser os principais compradores de casas nos Resorts do Algarve, de acordo com o estudo sobre o Mercado dos Resorts em Portugal realizado pela Confidencial Imobiliário em parceria com a Associação Portuguesa de Resorts (APR) referente ao primeiro semestre de 2019.

O eixo Albufeira-Loulé, é a zona líder do turismo residencial nacional, escolhida por 56% dos britânicos para comprar habitação e no qual podemos encontrar o preço mais alto por habitação, acima dos 7,6 milhões de euros, seguido pela Costa Atlântica, onde o preço por habitação pode chegar aos 6,7 milhões de euros.

Em termos de metro quadrado, o eixo Albufeira-Loulé também tem os preços mais altos do mercado (4.723 euros/m2), um valor bem mais elevado do que outras áreas do Algarve (72% superior ao Sotavento e 43% superior ao Barlavento). Em comparação com a Costa Atlântica, os preços no eixo Albufeira-Loulé estão 20% acima.

O valor de investimento médio dos britânicos, situa-se atualmente nos 5.621 euros/m2, o que revela um crescimento em relação ao semestre anterior, onde estava entre os 5.000 e 5.500 euros/m2.

Embora tenham sido feitas compras por clientes de 13 outras nacionalidades, com destaque para a Irlanda, França e Holanda, nenhum destes se aproxima dos valores investidos pelos britânicos, com a China, a Rússia, África do Sul e EUA a serem outros países ativos em termos de compras no mercado de resorts da região algarvia.

A região do Barlavento, regista 12 nacionalidades de investidores, com os britânicos a liderarem com 27%, os franceses (19%), os suecos (14%) e irlandeses (11%), sendo que nesta zona são os suecos quem mais investe, com uma média de 3.214 euros/m2.

Rui Meneses Ferreira, presidente da APR, explica que “durante o primeiro semestre de 2019, o mercado imobiliário dos resorts continuou o ciclo de recuperação dos preços de vendas iniciado no ano passado, apesar do ritmo mais lento em relação ao final de 2018”, sendo que “depois de ter atingido um aumento de 18,3% no final de 2018, a valorização para este tipo de ativos é agora de mais 10,7%”.

Os resorts são um dos mercados imobiliários mais ligado aos compradores britânicos, que estão entre os maiores compradores deste tipo de ativo. O anúncio do Brexit em 2016 provocou uma instabilidade nos preços, alternando ciclos de aceleração com períodos de desaceleração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.