[weglot_switcher]

Bruxelas chumba fusão da Siemens com grupo ferroviário francês Alstom

A Comissão Europeia ‘chumbou’ hoje a fusão do grupo industrial francês Alstom com a multinacional tecnológica Siemens, considerando que o negócio iria “reduzir significativamente a concorrência” na Europa na área dos comboios de alta velocidade.
6 Fevereiro 2019, 12h20

“Hoje, a Comissão Europeia ‘chumbou’ o negócio de fusão da Siemens com a Alstom”, anunciou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, falando em conferência de imprensa, em Bruxelas.

De acordo com a responsável, caso o negócio avançasse, “iria reduzir significativamente a concorrência nos mercados dos sistemas de sinalização ferroviária e dos comboios de alta velocidade”, já que iria implicar “uma posição dominante” neste setor a nível europeu.

“A fusão poderia ter tido aval se os remédios que nos foram apresentados nos tivessem dado garantias de concorrência, mas os remédios propostos não foram suficientes para colmatar as nossas preocupações”, salientou a comissária.

A decisão surge depois de uma investigação aprofundada de Bruxelas à fusão.

Também ‘chumbada’, pelas mesmas razões, foi a fusão entre a Wieland, a Aurubis Rolled Products e a Schwermetall, adiantou Margrethe Vestager.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.