[weglot_switcher]

Bruxelas fecha acordo com a Pfizer para a compra de mais 1,8 mil milhões de vacinas

A compra, anunciada por Ursula von der Leyen, prevê a aquisição de 900 milhões de vacinas, e mais 900 milhões como opção, que deverão ser entregues entre 2021 e 2023.
  • 19 – Pfizer
8 Maio 2021, 11h26

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou este sábado a compra de mais 1,8 mil milhões de vacinas produzidas pela Pfizer, em colaboração com a BioNTech. A compra prevê a aquisiçã0 de 900 milhões de vacinas e mais 900 milhões como opção, que deverão ser entregues entre 2021 e 2023.

Numa publicação na rede social Twitter, a responsável adiantou ainda que Bruxelas irá fechar novos contratos com outras farmacêuticas para o fornecimento de vacinas em breve. Na semana passa, o executivo comunitário anunciou que estão em cima da mesa negociações para a compra de mais vacinas a outras entidades.

A “Reuters” já tinha avançado, no inicio do mês, que a Novavax era uma dessas farmacêuticas, estando previsto que, até ao final do ano, sejam exportadas para o bloco europeu cerca de 20 milhões de doses. Se este acordo se verificar, segue-se depois a avaliação da Agência do Medicamento Europeu (EMA).

O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) já tinha indicado, em conferência de imprensa, a 21 de abril, que o regulador já estava a analisar o fármaco da Novavax, juntamente com o da Curevac, e que ambos deverão receber uma aprovação “em breve”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.