[weglot_switcher]

Bruxelas inicia programa de emissão de dívida conjunta para o SURE

O Barclays, o BNP Paribas, o Deutsche Bank, o Nomura e o UniCredit foram os bancos contratados por Bruxelas para a operação de financiamento nos mercados.
20 Outubro 2020, 10h42

A União Europeia (UE) já contratou bancos para arrancar com o programa de emissão de dívida conjunta, no âmbito do SURE, segundo o “Financial Times” (FT). A operação arrancará esta terça-feira, com a venda de títulos de dívida emitidos por Bruxelas  a ter maturidades de dez e vinte anos.

O Barclays, o BNP Paribas, o Deutsche Bank, o Nomura e o UniCredit foram os bancos contratados por Bruxelas para esta operação de financiamento nos mercados, segundo fontes citadas pelo jornal anglo-saxónico, para conceder aos Estados-membros apoiar os custos de medidas de apoio ao emprego em contexto pandémico.

O custo da emissão, que deverá contar com juros negativos, será passado para os Estados que solicitaram empréstimos do SURE, como Portugal e a Irlanda. Os títulos emitidos terão uma taxa de retorno de cerca de -0,24%, segundo o FT.

O SURE é um programa de apoio ao emprego na União Europeia, cujas verbas levantadas servirão para apoiar os países da UE com os custos do aumento da despesa, face às medidas de combate aos efeitos económicos da pandemia da Covid-19 desde o final do primeiro trimestre do ano.

Ao abrigo do SURE, Portugal deverá receber receber 5,9 mil milhões de euros. Globalmente, está em causa um apoio financeiro no valor de 87,4 mil milhões de euros sob a forma de empréstimos aos 15 Estados-membros que aderiram ao SURE.

A UE também vai emitir dívida em 2021 para financiar o fundo de recuperação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.