[weglot_switcher]

Bruxelas lança fórum de startups rurais

O intuito é que seja um espaço aberto onde as instituições locais, regionais, nacionais e europeias e outros interessados no ecossistema se podem encontrar e debater, transmitir conhecimento sobre startups inovadoras das vilas e aldeias e procurar lacunas que possam ser solucionadas.
  • Cristina Bernardo
16 Novembro 2021, 17h15

A Comissão Europeia lançou esta terça-feira o Fórum das Aldeias de Startups (Startup Village Forum) para recolher informações sobre os desafios com os quais as empresas rurais em fase de arranque se veem confrontadas e sobre o seu potencial.

O fórum surgiu no âmbito da visão a longo prazo para as zonas rurais da União Europeia (UE), de junho de 2021, e do Plano de Ação da Comissão para as Zonas Rurais e pretende ajudar a estimular a investigação e a inovação nas comunidades rurais e a desenvolver um espírito empresarial mais inovador que atrairá mais jovens talentos, segundo o executivo comunitário.

Bruxelas pretende sincronizar esforços a todos os níveis territoriais e domínios de política para capacitar os empreendedores do interior. Ou seja, este fórum tem como objetivo tornar-se num espaço aberto onde as instituições locais, regionais, nacionais e europeias e outros interessados no ecossistema se podem encontrar e debater, transmitir conhecimento sobre startups inovadoras das vilas e aldeias e procurar lacunas que possam ser solucionadas.

Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, destaca que a Política de Coesão da UE “desempenha um papel crucial na construção do ecossistema de inovação rural através de investimentos em investigação e instituições académicas, investimentos em banda larga ajudar as empresas rurais a inovar, aproveitar a digitalização e desenvolver os seus pontos fortes das áreas rurais e remotas como parte de suas estratégias de especialização inteligentes”. “Esses investimentos também aumentam o papel das áreas rurais na transição para uma Europa verde e sustentável”, garante a comissária portuguesa.

“A natureza e as fontes de inovação estão a mudar. A inovação vem cada vez mais de outras fontes que não a investigação, seja de empreendedores sociais, utilizadores finais, cidadãos, jovens ou através de padrões colaborativos. Ligar todos os atores onde quer que estejam – incluindo áreas rurais – é mais importante do que nunca. Portanto, vamos aproveitar esta oportunidade, o Startup Village Forum, para começar a criar o nosso futuro comum”, apela, por sua vez, a comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.