[weglot_switcher]

Bruxelas quer proteger trabalhadores contra substâncias químicas cancerígenas

Mais oito substâncias químicas cancerígenas, incluindo os gases de escape de motores a diesel, passam a ser abrangidas pela Direção de Agentes Cancerígenos e Mutagénicos
15 Outubro 2018, 10h25

O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu chegaram a um acordo sobre a segunda proposta da Comissão Europeia para alargar a lista de substâncias químicas reconhecidas como cancerígenas no local de trabalho. A comissária europeia responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade dos Trabalhadores saudou o acordo:

“Demos mais um passo importante na proteção dos trabalhadores europeus contra os cancros ligados ao trabalho. Desta forma, mais de 20 milhões de trabalhadores na Europa ficarão mais bem protegidos. Espero que este acordo seja confirmado rapidamente, de modo a que possamos fazer a diferença e prevenir mais de 100 mil mortes de cancro nos próximos 50 anos”, referiu Marianne Thyssen.

Assim, passam a ser abrangidas pela Direção de Agentes Cancerígenos e Mutagénicos mais oito substâncias químicas cancerígenas, incluindo os gases de escape de motores a diesel. Este acordo será agora apresentado ao Comité de Representantes Permanentes do Conselho (Coreper) para aprovação. Uma vez confirmado pelos representantes permanentes dos Estados-Membros, o acordo será sujeito a votação numa sessão plenária do Parlamento Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.