[weglot_switcher]

Cada visto ‘gold’ significa três entradas em Portugal

Os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mostram que cada autorização de residência para investir equivale à entrada de três imigrantes no país (o investidor e dois familiares).
25 Janeiro 2018, 08h48

Cada autorização de residência para investir em Portugal (visto gold) significa a entrada de três imigrantes em Portugal, de acordo com a informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) divulgada pelo “Diário de Notícias” esta quinta-feira.

Os dados do SEF mostram o investidor tende a trazer dois familiares e adquire imóveis no valor de 500 mil ou mais euros. “As pessoas vêm primeiro e depois trazem a família. Ficam cá, desenvolvem outros investimentos e atividades. Trazem primeiro a mulher e os filhos e, se as coisas continuarem a correr bem, também os pais e os sogros querem vir para Portugal”, disse ao DN o presidente da Liga dos Chineses em Portugal, Y Ping Chow.

Desde 2012, os 5.553 vistos gold trouxeram para o país mais familiares (9.315). Só no ano passado vieram para Portugal 2.678 familiares, o que corresponde a uma subida de 14% face a 2016.

“Anteriormente, estas pessoas pediam autorização de residência porque lhes interessava ter um documento português para circularem, nomeadamente para os Estados Unidos, um destino que atrai muitos brasileiros. Agora não, eles vêm para cá morar, querem viver aqui”, completa ao matutino o advogado Vasco Esteves, explicando que, geralmente, adquirem nacionalidade portuguesa ao fim de seis anos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.