[weglot_switcher]

Cafôfo identifica cinco pontos estratégicos para a recuperação da Madeira

Durante a conferência ‘Recuperar Portugal’, intervieram também João Pedro Vieira, secretário-geral do PS Madeira, e Olavo Câmara, presidente da JS Madeira, que pediram uma reforma da saúde pública e o reforço da autonomia.
1 Setembro 2020, 11h46

O presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, identificou cinco pontos estratégicos para a recuperação da Madeira, durante a sua intervenção na conferência Recuperar Portugal, que se realizou em Coimbra. entre esses pontos estiveram o investimento na qualificação e e diversificação da base económica, aposta no ambiente, o mar, o aumento da produção regional, e a modernização das infraestruturas.

Na sua intervenção Cafôfo salientou que é preciso investir na academia regional tendo como “eixo estruturante” a Universidade da Madeira, defendo ainda investimento de melhorem a capacidade de atração de empresas e investimento internacional, incluindo o novo cabo submarino e a rede regional de 5G.

Cafôfo quer ainda aposta no ambiente, na preservação da paisagem e recursos naturais e na descarbonização da economia regional. O presidente do PS Madeira sublinhou que é preciso investir na conservação da biodiversidade da floresta Laurissilva. O socialista sublinhou que em estratégia ‘Green Deal’ europeia e nacional, acredita que a Madeira se pode transformar num exemplo em termos de aposta nas energias renováveis, acrescentando que a região tem todas as condições para “ser um laboratório de inovação, e fixar valor acrescentado, empresas e emprego, e reduzir a nossa dependência dos hidrocarbonetos”

O presidente do PS Madeira referiu que é preciso investir também nas redes de água e saneamento.

Já na aposta no Mar, esse investimento tem vir acompanhado de preocupações ambientais, referiu Cafôfo. O socialista diz que se tem desinvestido na frota pesqueira, que se tem fragilizado o setor primário, que se verifica um desaparecimento da indústria de transformação de pescado, e que o shipping “ainda não alcança todo o seu potencial, apesar do Registo Internacional de Navios”.

Cafôfo diz que a Madeira precisa de aumentar a produção regional, e nesse sentido é fundamental “canalizar fundos para um aumento efetivo e significativo da nossa área agrícola, da nossa produção pecuária, que foi sendo abandonada ao longo dos anos”. O socialista diz que é preciso produzir alimentar de forma sustentável “adaptada a um clima em constante mudança, preservando os recursos e diminuindo a emissão de gases com efeito de estufa”, bem como adoptar “modelos e métodos de produção focados em produtos sustentáveis e de alto valor acrescentado, e contribuir para um renovado desenvolvimento rural na nossa região”.

Já na aposta na modernização das infraestruturas, Cafôfo disse que é necessário para “melhorar a competitividade da região, e não sirvam apenas para deitar betão para servir clientelismos”. O presidente dos socialistas madeirenses disse que o novo hospital da Madeira é fundamental para “criar diretamente e indiretamente postos de trabalho e atividade económica, e dotar a Madeira de uma infraestrutura de Saúde de excelência”.

O presidente do PS Madeira diz que o processo do novo hospital “tem sofrido atrasos e revezes de forma incompreensível por parte do Governo Regional”.

Cafôfo disse ainda que o país e as regiões autónomas têm que aproveitar os fundos europeus que estarão disponíveis. “Confiamos que o Governo da República, liderado pelo PS, irá considerar as Regiões Autónomas como uma prioridade nacional nesta fase de recuperação que enfrentaremos, pela sua importância e dimensão atlântica, pela importância no Turismo nacional, e também no sector primário. Da nossa parte, escrutinaremos naturalmente a acção do Governo Regional da Madeira, na qual não temos infelizmente muita esperança”, afirmou o socialista.

PS quer aposta na saúde

O secretário-geral do PS Madeira, João Pedro Vieira, fez uma intervenção também na conferência nacional Recuperar Portugal. O socialista ficou a necessidade de reformar a saúde pública, o papel dos autarcas e a importância de salvaguardar a juventude.

João Pedro Vieira referiu que é preciso “reforçar e continuar a investir no SNS” sublinhando que este dez mais uma vez prova de ser o maior e “por vezes o único bastião da Saúde em Portugal”. O secretário-geral do PS Madeira disse que “quando outros faltaram e onde outros falharam, mais uma vez foi o SNS o a garantir a protecção da Saúde dos nossos cidadãos”.

O socialista sublinhou que nesse sentido é fundamental retomar a “reforma da Saúde Pública em Portugal, para que as Unidades de Saúde Pública de todo o país tenham melhores condições para responderem a esta e outras pandemias”.

João Pedro Vieira disse ainda que é urgente se colocar “novos mecanismos ao dispor dos eleitos locais para ajudarem as suas populações mais próximas durante a crise de saúde pública, económica e social”, acrescentando que é necessário “não se deixar ninguém para trás, nomeadamente os mais jovens, que enfrentam a segunda crise aos 30 anos e, por isso mesmo, a importância do PS continuar a liderar o país, para impedir que outros aproveitem esta crise, como a anterior, para desconstruírem o Estado Social que erguemos”.

Socialistas pedem reforço da autonomia

O deputado eleito pela Madeira à Assembleia da Madeira e também presidente da JS Madeira, Olavo Câmara, foi outro dos intervenientes na conferência nacional Recuperar Portugal, onde sublinhou a importância de se aprofundar a autonomia das regiões autónomas, e alertou que estas serão “duramente afetadas” pelas suas especificidades e no caso da Madeira pelo peso que o turismo tem na economia.

O socialista reforçou que a região precisa de “toda a solidariedade nacional e europeia possível” bem como das “bazucas financeiras”. Olavo Câmara sublinhou que é necessário também que a Madeira e os Açores “tenham as ferramentas necessárias para responder da melhor forma aos desafios actuais e futuros”.

Para Olavo Câmara a pandemia do coronavírus covid-19 veio demonstrar que a Madeira e Açores “não têm todas as ferramentas necessárias e imprescindíveis” para dar resposta da melhor maneira possível à salvaguarda das populações.

“Novos tempos exigem novas respostas e essas respostas exigem uma maior Autonomia. O PS tem de estar disponível para avançarmos significativamente num novo tempo para a Autonomia das Regiões: com a revisão da lei das finanças regionais, com uma maior autonomia fiscal, reforço dos Fundos de Coesão, com uma clarificação de competências do Estado e o seu financiamento, entre outros aspectos, que se traduzam na materialização da revisão da Constituição, dos Estatutos Político-Administrativos e das Leis Eleitorais que venham consolidar uma nova era de aprofundamento da Autonomia política, administrativa, legislativa e financeira das Regiões Autónomas”, afirmou o socialista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.