[weglot_switcher]

Caixa BI: Jerónimo Martins será menos afetada que hipermercados na Polónia com fecho ao domingo

O Caixa BI antecipa um impacto negativo, ainda que não material, para a Jerónimo Martins (Biedronka), com um trade-off significativo entre as vendas aos domingos e as maiores vendas no período de quinta-feira a sábado
  • Cristina Bernardo
9 Setembro 2017, 17h09

“Ainda que se trate de um tema com impacto negativo, continua a ser nosso entendimento que a posição competitiva da Biedronka no mercado local deverá estar protegida em termos relativos. De facto, qualquer limitação nas vendas aos domingos deverá incluir todos os principais concorrentes, devendo até ter um
impacto mais significativo nos maiores formatos, nomeadamente hipermercados”, diz o Caixa BI numa análise ao facto de a Biedronka (Jerónimo Martins na Polónia) ser afetada com a decisão de encerrar os supermercados ao domingo.

De acordo com a Bloomberg as autoridades polacas deverão tornar efetivo o encerramento de lojas de retalho aos domingos a partir de 2018. Esta informação terá sido confirmada por membros do Governo local. Neste contexto, as autoridades polacas estão a considerar o encerramento de lojas em 2 domingos por mês, medida que se poderá estender posteriormente a 3 domingos em cada mês.

“Este tópico continua a envolver algum grau de incerteza, sendo certo que traduz um óbvio risco negativo para as empresas de retalho alimentar a operar na Polónia. Recorde-se que no início de junho já havia sido noticiada (imprensa local) a possibilidade de encerramento de lojas aos domingos depois da uma da tarde”, dizem os analistas.
O Caixa BI antecipa um impacto negativo, ainda que não material, para a Jerónimo Martins (Biedronka), com um trade-off significativo entre as vendas aos domingos e as maiores vendas no período de quinta-feira a sábado. “Salientamos, aliás, que o domingo é, geralmente, o dia de vendas mais fraco para a Biedronka (principalmente devido ao conceito baseado em lojas de proximidade)”, diz o banco.

As ações da Jerónimo Martins fecharam a cair 1,13% na sexta-feira para 16,6 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.