[weglot_switcher]

CaixaBank integra grupo que vai avançar com plataforma “blockchain” para transações financeiras

O CaixaBank (dono do BPI), Bank of Montreal, Commerzbank, Erste Group, IBM e UBS colaboram para avançar numa plataforma comercial aberta baseada em Blockchain (tecnologia usada pela Bitcoin) para suportar as transações financeiras. A plataforma irá ajudar a conectar os participantes de uma rede comercial com potencial para transformar o comércio global.
  • Albert Gea/Reuters
4 Outubro 2017, 13h56

O CaixaBank, dono do português BPI, juntamente com os Bank of Montreal, Commerzbank, Erste Group, IBM e UBS colaboram para avançar com uma plataforma comercial aberta baseada em Blockchain (a tecnologia que está por trás das Bitcoins) para suportar as transações financeiras.

O Blockchain, também conhecido como “o protocolo da confiança”, é um banco de dados, num sofisticado sistema computacional. O que o faz de tão importante é o fato de esse não ser um banco de dados convencional: o sistema funciona como um livro de registos, mas inviolável, “inderrubável” e extremamente eficiente e que é atualizado instantaneamente e simultaneamente para todos os subscritores da plataforma.

Cada transação é digitalmente assinada com o objetivo de garantir sua autenticidade e garantir que ninguém a adultere, de forma que o próprio registo e as transações existentes dentro dele sejam considerados de alta segurança e confiança. O registo em ordem cronológica de todas as transações que ocorreram na rede, e que foram compiladas e validadas é único e compartilhado pelos participantes de um sistema específico.

O CaixaBank, o Bank of Montreal (BMO), o Commerzbank e o Erste Group aderiram a uma iniciativa lançada pela UBS e pela IBM em 2016 para construir uma nova plataforma comercial global baseada na tecnologia blockchain. Esta nova plataforma, chamada Batavia, pode ser acedida por organizações de todas as dimensões e em qualquer lugar do mundo, e pode apoiar o financiamento comercial para transações de todas as formas de comércio, quer os bens sejam transportados por via aérea, terrestre ou marítima, avança a IBM em comunicado

“A Batavia representa um avanço no trabalho iniciado pela UBS e pela IBM para desenvolver uma plataforma de financiamento comercial baseada na plataforma IBM Blockchain suportada pelo Hyperledger Fabric Blockchain framework. O trabalho de desenvolvimento está a ser realizado em colaboração pelos cinco bancos e pela IBM, tendo em conta especialistas do setor de transportes e os clientes dos bancos para garantir que a plataforma seja flexível e intuitiva para clientes e possa ser comercializada”, diz a nota.

A Batavia planeia realizar transações piloto com clientes na rede no início de 2018 para testar e aperfeiçoar a plataforma, anuncia a IBM.

A plataforma irá ajudar a conectar os participantes de uma rede comercial com potencial para transformar o comércio global. A natureza aberta da plataforma, que incentiva a ampla participação de muitos bancos, fornecedores e reguladores, também irá ajudar a abrir novos corredores comerciais, trazendo novos intervenientes para o mercado e agilizando processos que antes eram excessivamente demorados e caros.

A Reuters já tinha avançado que outros sete bancos europeus (Deutsche Bank, HSBC, KBC, Natixis, Rabobank, Société Générale e Unicredit) estavam a intensificar os seus esforços na implementação da tecnologia blockchain nos seus negócios financeiros, tendo selecionado a IBM para construir uma plataforma para que pequenas empresas possam financiar as suas operações transfronteiriças na região.

blockchain é uma tecnologia que permite que dados encriptados sobre tudo, incluindo transações financeiras, possam ser partilhados por muitas empresas, pessoas e instituições, de uma forma segura enquanto são atualizados e disponibilizados instantaneamente e simultâneamente por todas as partes envolvidas.

A Bitcoin é a “criptomoeda” da internet que usa essa tecnologia permite fazer pagamentos eletrónicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.