[weglot_switcher]

Califórnia prepara-se para processar Trump sobre muro na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos declarou estado de emergência nacional na fronteira sul do país o que vai permitir recorrer a fundos federais para construir o muro na fronteira com o México.
17 Fevereiro 2019, 21h04

O estado da Califórnia diz que pode estar na eminência de mover um processo contra Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, depois do governante ter invocado emergência social de modo a conseguir financiamento para a construção do muro na fronteira com o México, disse Xavier Becerra, procurador-geral do estado da Califórnia, numa entrevista à ABC.

O governador da Califórnia, Gavin Newson, já tinha anunciado na sexta-feira que o estado planeava processar Trump depois da sua declaração de emergência social, como avançou a imprensa norte-americana.

O anúncio do estado de emergência nacional na fronteira sul do país vai permitir recorrer a fundos federais para conseguir o financiamento para a construção de um muro fronteiriço. Trump indicou que vão ser necessários oito mil milhões de dólares (cerca de sete mil milhões de euros) para a construção do muro fronteiriço.

A administração de Trump irá utilizar a verba acordada entre republicanos e democratas (acordo que aguarda a assinatura presidencial), mais 3,6 mil milhões de dólares (cerca de 3,1 mil milhões de euros) de fundos reservados para a construção na área militar, 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) de fundos do Departamento de Defesa para atividades do combate anti-drogas e 600 milhões de dólares (531 milhões de euros) de ativos confiscados pelo Departamento do Tesouro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.