[weglot_switcher]

Câmara de Lobos intensifica limpeza de zonas florestais em 10 quilómetros

O município diz que o objetivo destas operações de limpeza florestais passa por “aumentar a segurança das população, criar zonas faixas corta-fogo e permitir melhor acessibilidade à atividade dos bombeiros, quer do ponto de vista da prevenção e vigilância aos fogos florestais, quer ao nível do seu combate”.
23 Junho 2020, 10h09

O município de Câmara de Lobos, na Madeira, intensificou a limpeza das zonas florestais do concelho, abrangendo uma área de 10 quilómetros, para prevenir o risco de incêndios, informou a autarquia.

“A Câmara Municipal de Câmara de Lobos está empenhada na limpeza da floresta e em especial na criação de zonas de corta-fogo do perímetro florestal concelhio”, diz o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Leonel Correia da Silva numa nota de imprensa.

O autarca refere ter efetuado uma visita aos trabalhos em curso de beneficiação da rede de caminhos florestais e aceiros nas serras do concelho, que abrangem “uma extensão com mais de 10 quilómetros” e incidem sobretudo nas zonas altas, nomeadamente na Boca dos Namorados, na freguesia do Jardim da Serra.

Leonel Correia da Silva aponta que “o objetivo destas operações são aumentar a segurança das população, criar zonas faixas corta-fogo e permitir melhor acessibilidade à atividade dos bombeiros, quer do ponto de vista da prevenção e vigilância aos fogos florestais, quer ao nível do seu combate”.

Com a chegada do verão, o Serviço Municipal de Proteção Civil tem intensificado as ações de limpeza das zonas florestais e de fiscalização de terrenos particulares, “para garantir adequadas condições de segurança das populações”.

O autarca menciona que o município madeirense, “através de recursos próprios (meios humanos e equipamentos), tem procedido à limpeza áreas e caminhos florestais um pouco por todo o concelho, mas com especial incidência nas serras da Quinta Grande e Jardim da Serra”.

Atualmente, os trabalhos decorrem na zona da Boca dos Namorados, estando programado estenderem-se à área da Corrida e, posteriormente, à zona das Fontaínhas, freguesia da Quinta Grande.

A autarquia apela à população para ter cuidados em matéria de limpeza de terrenos”, recordando que já está em vigor o Regulamento Municipal do Uso do Fogo e Limpeza de Terrenos.

“Este regulamento vem disciplinar as normas de segurança associadas às atividades relacionadas com o uso do fogo, bem como a definição de critérios concretos e relativos à limpeza de terrenos e prédios devolutos”, sublinha.

O concelho de Câmara de Lobos, contíguo a oeste do Funchal, tem uma população cerca de 45 mil habitantes (Censos 2011), sendo 45% cidadãos com menos de 45 anos.

É um município que vai do mar à serra, tendo como principais atividades a pesca e a agricultura, baseada na produção de vinho, banana, cereja e castanha.

Câmara de Lobos tem cinco freguesias: Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Quinta Grande e Jardim da Serra.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/protecao-civil/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”500″ slug=”protecao-civil” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/protecao-civil/thumbnail?version=1564143340492&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.