[weglot_switcher]

Câmara do Funchal adjudica sistema de telegestão de água por 2,3 milhões de euros

A primeira fase do projeto abrange três Juntas de Freguesia do Funchal, e representa 40% do total da rede. A empreitada global prevê uma intervenção em 170 kms da rede de água da cidade.
18 Julho 2019, 14h18

A Câmara Municipal do Funchal adjudicou o sistema de telegestão de água com o intuito de reduzir as perdas na cidade. A 1ª fase do projeto vai abranger as freguesias de São Martinho, Santo António e São Roque, cobrindo 40% do total da rede. A proposta mais baixa foi de 2,3 milhões de euros, tem financiamento comunitário, e deve durar cerca de 18 meses, referiu a autarquia. A empreitada global inclui 170 kms de redes de água. A 2ª fase está em fase de candidatura a fundos europeus.

A implementação do sistema, inclui numa primeira fase, um modelo hidráulico de base, que vai permitir a criação de Zonas de Monitorização e Controlo (ZMC) e equipamento para gestão ativa de pressões, onde serão identificadas as zonas com excesso ou falta de pressão.

Com a identificação das ZMC, a autarquia terá assim um método de mais “fácil deteção” de qualquer alteração nos padrões de consumo.

“A extensão de rede sujeita a grandes pressões diminuirá consideravelmente dos 60% atuais, para os 10% no fim da implementação do novo sistema, o que resultará numa obrigatória diminuição das perdas e da probabilidade de roturas”, explica a autarquia.

“Esta é uma aposta estrutural e de futuro para a rede de águas do Funchal, assente na premissa de um investimento inteligente, que levará o concelho a consumar o fundamental salto tecnológico na área das Águas”, afirmou Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal.

O sistema de telegestão, explicou Miguel Gouveia, inclui um centro de controlo de perdas e ocorrências, instalado  nas Águas do Funchal, que vai detectar “em tempo real, derrames de água não visíveis na cidade”.

“Este é o primeiro passo de uma estratégia que posteriormente queremos alargar a todo o concelho. Modernizar as Águas do Funchal, com um plano de investimentos certo e criterioso, é garantir aos funchalenses uma rede de abastecimento de água melhor em termos económicos, ambientais e de eficiência do serviço nos próximos anos”, acrescentou o autarca.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/agua-nao-faturada/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”163″ slug=”agua-nao-faturada” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/agua-nao-faturada/thumbnail?version=1546883120345&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.