[weglot_switcher]

Câmara do Funchal e Associação Conversa Amiga inauguram projeto social “Habitação Partilhada”

“Mesmo sabendo que o trabalho nesta área é da competência da Segurança Social regional, não ficamos alheios, e a nossa prioridade é garantir a proximidade e continuar a apoiar e a investir naqueles que são os problemas sociais do Funchal”, apontou Miguel Silva Gouveia.
25 Janeiro 2020, 10h30

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, conjuntamente com o Presidente da Associação Conversa Amiga (ACA), Duarte Paiva, inauguraram, na passada sexta-feira, o projeto “Habitação Partilhada”. Trata-se de um projeto de integração social, com o apoio da autarquia funchalense, destinado às pessoas em situação de sem-abrigo do concelho, e que vai funcionar como alojamento de transição.

Miguel Silva Gouveia salientou que este é um “projeto único e pioneiro na Região”, que vai permitir às pessoas em situação de sem-abrigo uma transição digna da rua, para um alojamento, “onde irão encontrar uma equipa que irá trabalhar e acompanhar estas pessoas, ajudando a adquirir as competências necessárias para o bem-estar pessoal e autonomia, e consequentemente, promover  o  processo de transição e inclusão na sociedade”.

O autarca explicou que o projeto apresenta-se sob dois aspetos fundamentais, a ‘Transição’ e a ‘Motivação’, sendo, de uma forma inovadora, diferenciada, e centrada na pessoa, uma solução para um problema profundo da nossa comunidade.

O Centro de Acolhimento de Transição e Motivação vai funcionar 24 horas por dia, para garantir o alojamento a seis pessoas em situação de sem-abrigo, em habitação individual, e vai funcionar também como espaço diurno para as pessoas acolhidas, podendo estas permanecer neste centro como parte do seu processo, mediante o seguimento de cada caso.

Miuel Silva Gouveia relembrou o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos na defesa desta causa, salientando que estão no terreno em várias frentes, apoiam associações através do Programa de Apoio às Atividades de Interesse Municipal, bem como também oferecem apoio direto, como neste caso, com a prestação de serviços.

“Mesmo sabendo que o trabalho nesta área é da competência da Segurança Social regional, não ficamos alheios, e a nossa prioridade é garantir a proximidade e continuar a apoiar e a investir naqueles que são os problemas sociais do Funchal”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.