[weglot_switcher]

Câmara municipal e Transdev inauguram amanhã rede de transportes urbanos de Estarreja

A rede Estarrejabus “será constituída por sete linhas – uma para cada dia útil, um circuito urbano que funciona todos os dias úteis e aos sábados, e um circuito para o Ecoparque, com o objetivo de levar os trabalhadores à zona industrial, também disponível de segunda a sexta-feira, com um horário de manhã e outro à tarde”.
31 Janeiro 2022, 18h23

A Câmara Municipal de Estarreja e a Transdev, a operadora, inauguram amanhã, dia 1 de fevereiro, a rede ‘Estarrejabus – Transportes Urbanos de Estarreja’, arrancando com a atividade através de “uma solução económica de transporte”, de acordo com um comunicado da empresa multinacional de transportes.

A rede foi apresentada pela autarquia hoje, dia 31 de janeiro, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, ao que se seguiu a viagem inaugural pelo circuito urbano.

A rede Estarrejabus “será constituída por sete linhas – uma para cada dia útil, um circuito urbano que funciona todos os dias úteis e aos sábados, e um circuito para o Ecoparque, com o objetivo de levar os trabalhadores à zona industrial, também disponível de segunda a sexta-feira, com um horário de manhã e outro à tarde”, adianta o referido comunicado.

Segundo esse documento, “o serviço prevê ainda a possibilidade de os habitantes de algumas das localidades menos populosas poderem viajar aos dias úteis mediante transporte a pedido, disponibilizando para tal um contacto telefónico gratuito, que deverá ser feito no dia útil anterior ao da viagem, até às 15h00”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, “este projeto vem responder às necessidades da população, em complementaridade com o serviço de transporte público regular, com menos disponibilidades de mobilidade de locais mais afastados, para melhor acesso aos serviços públicos e equipamentos coletivos e atividades económicas”.

“A pensar nas pessoas que, por razões económicas, de idade, ou outras situações pessoais, não têm acesso a outros meios para realizar as suas deslocações”, defendeu o autarca.

Por seu turno, José Portelada, diretor de operações da Transdev Portugal, sublinhou que “a conceção desta rede implicou um elevado grau de cooperação com a autarquia, no sentido em que foi desenhada à medida das reais necessidades de mobilidade da população de Estarreja”.

“Não há dúvidas de que este serviço é uma mais-valia para os estarrejenses e vem conferir uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, assegurou este responsável.

Para promover a adaptação dos estarrejenses a este novo serviço, todas as viagens serão inteiramente gratuitas até ao dia 14 de fevereiro. Depois dessa data, as viagens terão o custo único de 0,50 euros, sendo que, mediante apresentação, portadores de cartão jovem e cartão sénior beneficiam ainda de 50% de desconto.

Outras informações detalhadas sobre o funcionamento da Estarrejabus estarão disponíveis em todas as paragens que compõem a rede e ainda em www.cm-estarreja.pt ou www.transdev.pt.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.