[weglot_switcher]

Campanha de Trump deixa cair processo judicial no Arizona que pedia a recontagem dos votos

O estado do Arizona, que foi declarado para Joe Biden, recebeu um pedido de recontagem dos votos da campanha de Donald Trump devido à possibilidade de vários boletins com mais de um candidato assinalado não terem sido corrigidos pelos eleitores, como prevê a lei eleitoral daquele estado, pedido esse que agora cai.
13 Novembro 2020, 19h32

A campanha de Donald Trump retirou o processo contra os resultados eleitorais no Arizona, noticia a CNN. Este havia sido movido no dia a seguir a ser sabido que a margem entre os dois candidatos não seria ultrapassável para o ainda presidente. O processo prendia-se com a possibilidade de alguns votos terem sido considerados nulos por confusão dos eleitores e pede a recontagem à mão dos votos.

Os advogados da campanha do ainda presidente alegavam que as máquinas de tabulação poderão interpretar como nulos votos com cruzes a mais, dado que alguns eleitores terão ficado confusos com o boletim. Assim, o pedido inicial passava pela recontagem à mão destes votos, que, segundo os mesmos advogados, poderiam significar milhares de boletins. No Arizona, a lei eleitoral permite que boletins onde mais do que um candidato é escolhido numa eleição sejam corrigidos pelos eleitores.

No entanto, e face aos números mais recentes da contagem no estado do Arizona, o número de nulos deste género é de 191, enquanto que a margem entre os dois candidatos é de mais de 11 mil votos. No momento da divulgação destes dados, já esta sexta-feira, faltam 10.315 votos por contabilizar, pelo que os advogados de Trump esclareceram que o processo não pede uma recontagem integral nem alega fraudes e, face a isto, desistiram da ação judicial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.