[weglot_switcher]

Campeão mundial vs campeão europeu na luta pelos oitavos (com áudio)

Hoje é dia de tudo ou nada para Portugal. A Seleção campeã europeia tem pela frente esta quarta-feira o campeão do mundo, a segunda equipa mais valiosa do Euro2020 e o jogador com maior valor de mercado de toda a competição. Três resultados podem colocar Cristiano Ronaldo e companhia nos oitavos-de-final.
23 Junho 2021, 11h34

Portugal e França defrontam-se esta quarta-feira na Puskás Arena, em Budapeste (20h00), para a terceira e última jornada do grupo F, o designado grupo da morte. Os franceses, comandados por Didier Deschamps, lideram este grupo com quatro pontos (dois golos marcados e um sofrido) e estão numa posição mais confortável para chegar à próxima fase. Mais pressionados, os portugueses precisam de ganhar ou empatar para rumar aos oitavos-de-final, apesar de uma derrota por dois golos frente aos franceses poder ser suficiente para que o campeão europeu continue em prova.

Apesar do triunfo em 2016 que nos deu o título europeu, o histórico entre as duas seleções não favorece Portugal: em 27 partidas, Portugal ganhou seis, perdeu 19 e empatou por duas ocasiões. A Seleção marcou 29 golos e sofreu 50 tentos dos franceses.

No duelo financeiro, Portugal consegue impor algum equilíbrio. De acordo com o site Transfermarkt, que avalia o valor de mercado dos futebolistas, a Seleção portuguesa está avaliada em 872 milhões de euros, enquanto os campeões do mundo apresentam a segunda seleção mais valiosa do Euro2020: 1,03 mil milhões de euros.

O meio-campo é o setor mais valioso da Seleção portuguesa já que apresenta uma avaliação de mercado de 396 milhões. Do lado francês, é o ataque o setor que mais vale: 434 milhões de euros.

Bruno Fernandes, médio do Manchester United, é o jogador mais valioso da Seleção portuguesa. O ex-jogador do Sporting de 26 anos e com 30 internacionalizações por Portugal (quatro golos e cinco assistências) tem um valor de mercado de 90 milhões de euros. João Félix (80 milhões) e Rúben Dias (75 milhões) fecham o trio dos mais valiosos no campeão europeu em título e quinto no ranking FIFA.

Do lado francês está o jogador mais valioso do Euro2020: Kylian Mbappé, avançado do Paris Saint-Germain, está avaliado em 160 milhões de euros. Raphaël Varane (Real Madrid) vale 70 milhões e Kingsley Coman, (Bayern Munique) está avaliado 65 milhões)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.