[weglot_switcher]

Candidaturas ao ensino superior inferiores em 9%

A manter-se a tendência, deverá haver uma queda na procura, depois de quatro anos consecutivos de crescimento, sendo que as notas baixas nos exames nacionais são apontadas como uma das principais razões para esta descida. Os dados da Direção-Geral do Ensino Superior indicam que até à meia noite de segunda-feira tinham sido submetidas 34.390 candidaturas para ingresso no próximo ano letivo, o que corresponde a menos 3.324 do que no ano passado.
1 Agosto 2018, 09h02

O número de candidatos a entrar no ensino público até esta altura do ano é 9% inferior em comparação com igual período de 2017. A manter-se a tendência, deverá haver uma queda na procura, depois de quatro anos consecutivos de crescimento, sendo que as notas baixas nos exames nacionais são apontadas como uma das principais razões para esta descida, avança o jornal “Público”.

Os dados da Direção-Geral do Ensino Superior indicam que até à meia noite de segunda-feira tinham sido submetidas 34.390 candidaturas para ingresso no próximo ano letivo, o que corresponde a menos 3.324 do que no ano passado. A descida da procura do setor é surpreendente para os responsáveis pelas instituições, tendo em conta que a taxa de natalidade bruta registou um aumento em 2000, o ano em que que, teoricamente, nasceu a maioria dos estudantes que podem agora concorrer.

O presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, João Guerreiro, admite que os resultados dos exames nacionais “possam ter tido um impacto” negativo nas intenções de os alunos prosseguirem estudos. “Os exames foram atípicos”, defende. Há ainda a assinalar o aumento de estudantes do ensino profissional nos últimos dois anos, que chegam ao fim do ensino secundário com uma preparação diferente da dos restantes alunos.

O concurso nacional de acesso tem 50.852 lugares disponíveis este ano. As candidaturas estão abertas até terça-feira e os resultados são conhecidos a 10 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.