[weglot_switcher]

CAP apresenta contributo para plano de Costa Silva para a recuperação económica do país

O grande objetivo deste documento estratégico, que vai ser apresentado hoje, dia 24 de setembro, no Centro Cultural de Belém, pela organização liderada por Eduardo Oliveira e Sousa, é acelerar a recuperação económica e impulsionar o setor agroflorestal e o interior do país.
24 Setembro 2020, 14h30

Chama-se ‘Ambição Agro 2020-30’ e é o contributo da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal para o plano de recuperação económica do país que o Governo encomendou ao gestor António Costa Silva.

Será publicamente apresentado hoje, dia 24 de setembro, pelo presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o grande objetivo deste documento é acelerar a recuperação económica e impulsionar o setor agroflorestal e o interior do país.

Segundo os responsáveis da CAP, este documento estratégico ‘Ambição Agro 2020-30’, “representa o contributo dos agricultores portugueses para o Plano de Recuperação da Economia nacional”.

A cerimónia de apresentação do documento irá contar com a presença, por videoconferência, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como com a intervenção (gravada) do primeiro-ministro, António Costa, assim como de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital; Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres; secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.

Também o responsável pela Visão Estratégica para o Plano de Recuperação da Economia de Portugal, António Costa Silva, marcará presença.

“Perante o conjunto de decisões tomadas a nível europeu no sentido de permitir aos países da União Europeia a recuperação da atividade económica, a CAP, enquanto parceiro social e em representação dos agricultores de Portugal, elaborou um conjunto de propostas que, a serem enquadradas nas decisões políticas que o Governo se prepara para anunciar e apresentar em Bruxelas, permitirão a montagem de uma estratégia de desenvolvimento do setor agroflorestal e um impulso para a coesão e progresso social”, defende um comunicado da confederação de agricultores nacionais.

De acordo com este documento, “a CAP considera, pois, o momento oportuno para tornar público um conjunto de orientações estratégicas que visem acelerar a modernização da economia nacional, impulsionando a atividade agrícola e toda a fileira industrial com esta relacionada”.

“Um movimento de intensificação que procura também o desenvolvimento das regiões do Interior do país, interligando os diferentes setores de atividade direta e indiretamente ligados à agricultura e floresta”, assumem os responsáveis da CAP.

Para a organização liderada por Eduardo Oliveira e Sousa, “o documento ‘Ambição Agro 2020-30’ identifica as áreas de atuação vitais para o desenvolvimento do setor e conta com as contribuições de um painel alargado de especialistas”.

Partindo de linhas estratégicas de atuação da União Europeia para o futuro do setor da agricultura, acomo o ‘Green Deal’ (Pacto Ecológico Europeu) ou da política assumida ‘The Farm to the Fork’ (Do Prado ao Prato), a CAP convidou alguns dos maiores especialistas nacionais das áreas analisadas – energias renováveis; gestão da água; gestão do solo; promoção comercial; florestas, desenvolvimento industrial, agroindustrial e agroflorestal e centros de I&D – Investigação & Desenvolvimento, num documento que conta com a colaboração de Jorge Gonçalves, António Câmara, Fontainhas Fernandes, Nunes Correia ou António Sampaio e Mello.

O coordenador do estudo a apresentar pela CAP foi António Sampaio e Mello, professor de Finanças na Wisconsin School of Business, com formação para executivos no MIT e no ISEG

Jorge Vasconcelos, primeiro presidente da ERSE (1996-2006) e atual presidente da NEWES – New Energy Solutions irá intervir sobre as energias renováveis.

Sobre a tecnologia e inovação, está programada uma intervenção de António Câmara, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e fundador da YDreams.

A gestão da água e o combate à desertificação será um tema a cargo de Francisco Nunes Correia, ex- ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional (2005-2009) e professor do IST, especialista em hidrologia e mmbiente

Por seu turno, a questão do desenvolvimento industrial, agroalimentar e agroindustrial será abordada por António Saraiva, presidente da CIP.

Fontainhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, irá abordar os centros de investigação setoriais de Investigação Setoriais

O tema da floresta e sustentabilidade do território será analisado por António Gonçalves Ferreira, presidente da UNAC – União da Floresta Mediterrânica.

Por fim, o ‘dossier’ sobre a promoção comercial e valorização externa será detalhado por Luís Mira, secretário-gral da CAP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.