[weglot_switcher]

Carga fiscal faz com que lucros da REN caiam 5% situando-se nos 86,3 milhões de euros

O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) foi de 368 milhões, o que representa uma queda de 2,7% face ao período homólogo, segundo a REN.
15 Novembro 2019, 17h45

A Redes Energéticas Nacionais acumulou um resultado líquido de 86,3 milhões de euros até setembro, menos 5% nos primeiros nove meses deste ano, comparativamente ao período homólogo. Relativamente ao resultado líquido recorrente, a REN totalizou 110,7 milhões de euros, menos 1,6%, informa a nota divulgada pela CMVM, esta sexta-feira.

A carga fiscal foi o que mais impulsionou estes resultados, “que se traduziu numa taxa efetiva de imposto de 39,5%, com a Contribuição Extraordinária para o Setor Elétrico (CESE) a representar 24,4 milhões de euros”, justificou a empresa liderada por Rodrigo Costa em comunicado.

No que toca aos lucros antes de impostos, amortizações e depreciações (EBITDA), estes acumularam 368,0 milhões de euros, menos 2,7%. “Como esperado, a evolução deste indicador decorre da descida das taxas de remuneração, em resultado da redução das taxas de juro das Obrigações de Tesouro e da Base de Ativos Regulada”, explica.

“Os resultados financeiros (-39,4 milhões) contribuíram para uma melhoria dos resultados da empresa, tendo beneficiado da diminuição da dívida líquida (-57,4 milhões) e da contínua redução do custo médio da dívida (2,2% nos 9M19, versus 2,3% nos 9M18)”, lê-se na nota.

Apesar de tudo, este ano a REN pagou menos impostos (0,9%) comparativamente ao ano anterior, ascendendo a 42,0 milhões de euros, o que elevou a taxa efetiva de imposto para 39,5%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.