[weglot_switcher]

Carlos Pereira pede ao PSD que clarifique o que quer para a economia portuguesa

O deputado do PS disse que a direita “fica satisfeita por tem uma carga fiscal pequenina, mas com um desemprego colossal e com crescimento económico a cair como nunca aconteceu”.
17 Janeiro 2020, 11h12

O deputado eleito pela Madeira, Carlos Pereira, para a Assembleia da República, quis desmontar algumas falácias do PSD pedindo também uma clarificação aos sociais democrata sobre aquilo que querem na economia do país.

“2012 foi o ano com a carga fiscal mais baixa da década (34,2%), mas, para a direita, é irrelevante que isso tenha coincidido com a circunstância de nessa mesma altura termos tido o pior crescimento (-4,1%) e o maior desemprego da década”, disse Carlos Pereira, durante o debate na especialidade sobre o Orçamento do Estado que decorreu na Assembleia da República.

“A direita fica satisfeita porque tem uma carga fiscal pequenina, mas tem desemprego colossal e tem crescimento económico a cair como nunca aconteceu”, reforçou.

O socialista disse ainda que em 2012 saíram do sistema de Segurança Social 230 mil pessoas, e que entre 2016 e 2018, entrar 420 mil pessoas.

Carlos Pereira exigiu à direita, e ao PSD, que diga o que quer. “Se quer uma política em que o que basta é ter uma carga fiscal pequena e que faz parte da conceção ideológica que têm, ou se quer ter um ‘mix’ de políticas que, de alguma forma, garantem crescimento económico, baixa do desemprego, melhores rendimentos para as pessoas, mais justiça social e menos pobreza. Foi exatamente o que fizemos com a carga fiscal que os senhores dizem que é má”, afirmou.

O socialista referiu que o país está a crescer acima da média da União Europeia (EU), e defendeu políticas que aumentem a produtividade pela via da inovação e da qualificação e não pela redução de salários como aconteceu na governação da direita.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/evolucao-do-pib/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”22″ slug=”evolucao-do-pib” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/evolucao-do-pib/thumbnail?version=1576682465770&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.