[weglot_switcher]

“Caro criminoso, esperamos vê-lo em breve”: Europol envia postais a foragidos

O verão chegou e com ele veio o calor, as férias e as detenções de foragidos pela Europol. Campanha visa alertar a opinião pública para criminosos em fuga dos quais a Europol tem “muitas saudades”.
4 Agosto 2017, 17h15

Conscientes de que é nas férias balneares que mais criminosos são capturados, as autoridades policiais da União Europeia (UE) puseram em circulação uma nova campanha que, de forma humorística, pretende atrair a atenção da opinião pública e familiarizar as pessoas com o rosto dos criminosos, não vá tropeçar em algum deles, de mochila às costas ou prancha na mão, durante as suas férias.

“Caro Farouk, você sabe que a vida é melhor na doce França. Esperamos vê-lo em breve”, pode ler-se no postal da polícia francesa endereçado a Farouk Hachi, o líder de um gangue que se dedicava a assaltar bancos e terá sido condenado à revelia a 20 anos de prisão. Está desaparecido desde 2009 e acredita-se que possa estar escondido entre a Bélgica e Luxemburgo. “Nós sentimos a sua falta”.

Para Artur Nawrocki, de 38 anos, procurado pelo tráfico de drogas na Bélgica, a polícia local escreve: “As batatas fritas belgas são as melhores e sabemos que você sente a falta delas. Volte para apreciá-las – temos uma boa surpresa para si”.

“Ciao Marco”, diz a mensagem da polícia italiana a Marco Di Lauro, procurado pelas autoridades por homicídio, tráfico de drogas e roubo. “Não perca o sabor da verdadeira cozinha italiana preparada com amor por alguém que realmente te ama? Volte para as margens beijadas pelo sol de Itália para uma experiência verdadeiramente autêntica que você nunca esquecerá”.

Ao todo são 21 cartões dirigidos aos criminosos mais procurados em toda a Europa, com o objetivo de que os cidadãos europeus leiam as mensagens, que vêm acompanhadas pelas fotografias dos foragidos e uma breve descrição dos delitos cometidos, e estejam atentas caso vejam alguém parecido e façam chegar essa informação às autoridades.

Em comunicado, a Europol explica a iniciativa dizendo que “os destinos de férias provam ser esconderijos populares para os criminosos em fuga, por isso, quanto mais difundidos forem os cartões postais, maior será a possibilidade de a polícia localizar esses criminosos e colocá-los atrás das grades”.

Desde de o lançamento do site “os mais procurados da Europa”, as autoridades europeias dão conta de que mais de 2,5 milhões de pessoas visualizaram o conteúdo e 36 pessoas foram capturadas, 11 delas em consequência das informações partilhadas no website.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.