[weglot_switcher]

Carro a gasolina? Aproveite para abastecer, preços vão subir pela sétima semana seguida

A gasolina vai subir 1,5 cêntimos de euro por litro nas bombas de combustível na próxima semana. Já o gasóleo vai manter-se inalterado.
22 Março 2019, 10h40

Se tiver um carro a gasolina, prepare-se para abastecer este fim de semana, pois os preços sobem nas bombas de combustível portuguesas na segunda-feira. A gasolina vai subir 1,5 cêntimos na próxima semana, apurou o Jornal Económico.

Para os condutores com carros a gasóleo, as notícias não são tão desanimadoras. Os preços do gasóleo nos postos de combustível nacionais vão manter-se na próxima semana.

A gasolina vai subir assim subir pela sétima semana consecutiva, com um novo aumento de 1,5 cêntimos de euro por litro.

Conforme revelou o Jornal Económico na passada semana, a diferença entre o gasóleo e a gasolina está em mínimos históricos. Abastecer um depósito a gasolina é mais caro do que atestar com gasóleo. Mas o estreitamento de preços tem vindo a acentuar-se. E, nos últimos quatro anos, a diferença de preço entre a gasolina e o gasóleo reduziu-se em 82%.

Há duas semanas, a diferença entre um litro de diesel e um litro de gasolina encolheu para os 5,8 cêntimos,  segundo dados da Direção Geral de Energia e geologia (DGEG), o que representa um mínimo histórico. Ou seja, nunca a diferença entre os dois combustíveis foi tão curta.

Se recuarmos a 2015, por exemplo, a discrepância entre os dois combustíveis era de 32,5 cêntimos. O que quer dizer que, nessa altura, atestar um depósito com 50 litros de gasóleo ficava 16 euros mais barato que abastecer com gasolina.

Gasóleo desce nove semanas depois. Gasolina sobe pela sexta semana

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.