[weglot_switcher]

Carros elétricos: em 2017 pode carregar mais rápido por até três euros

No início do próximo ano, deixa de ser grátis carregar os veículos elétricos em Portugal, mas com novos postos vai ser possível ‘atestar’ em apenas 30 minutos.
21 Dezembro 2016, 11h28

O preçário está concluído: entre 1,5 e três euros para carregar em trinta minutos. Portugal vai ter 14 novos postos de carregamento rápido de veículos elétricos a partir de 8 de janeiro.

“Incomparavelmente mais baixo” é a forma como o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, define o custo de utilizar um automóvel elétrico, face aos veículos tradicionais movidos a gasolina ou a gasóleo. Em declarações ao jornal “Público”, o governante admitiu, no entanto, que a meta de instalar 50 postos até ao final do ano, proposta pelo Executivo, poderá não ser cumprida.

Haverá “garantidamente 35 carregadores instalados” nesse período, adiantou Matos Fernandes. As cidades de Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Lisboa, Loures, Matosinhos, Porto, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia vão acolher os novos postos.

Em agosto deste ano, José Pedro Matos Fernandes referiu que o país tem de “fazer um esforço muito grande” para, até 2030, reduzir em, no mínimo, 30% as emissões de gases com efeito de estufa. O objetivo implica reduções nos setores da indústria, mas também dos “setores ditos de poluição de origem difusa”, parcela na qual os transportes têm um “papel nuclear”.

A instalação dos 14 novos postos foi adjudicada para as seguintes empresas: Prio, EDP, e a Mobilectric do grupo C. Santos.

Os postos de carregamento rápido permitem um abastecimento de aproximadamente meia hora, enquanto os normais demoram seis a oito horas. Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos circulam em Portugal 4.500 a cinco mil carros elétricos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.