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Cartões de crédito. Reclamações por ‘phishing’ disparam 130%

Desde o início do ano e até 15 de julho, as queixas gerais relacionadas com cartões de crédito e pagamentos duplicaram face a 2020.
20 Julho 2021, 12h25

Os ataques por ‘phishing’ fizeram disparar as reclamações dos consumidores portugueses no Portal da Queixa, que entre 1 de janeiro e 15 de julho de 2021 registou um crescimento de 130%, face ao período homólogo, onde foram apresentadas 404 reclamações.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, 20 de julho, a entidade aponta a marca WiZink como a mais visada por estes esquemas de fraude. O aumento dos casos de phishing aparece numa altura em que as medidas de confinamento provocadas pela pandemia levaram a um crescimento da utilização do comércio eletrónico.

Desde o início do ano e até 15 de julho, as queixas gerais relacionadas com cartões de crédito e pagamentos duplicaram face a 2020, numa subida transversal a todas as entidades inseridas nesta categoria (Cartão Universo, Cartão WiZink, Cartão Revolut e Cartão Cyrana).

O Portal da Queixa alerta para o aumento “exponencial das reclamações relacionadas com ‘phishing’, e os prejuízos causados pela alegada falta de segurança na utilização dos cartões de crédito”.

O aumento e gravidade dos casos pelo cartão WiZing levaram à criação dos utilizadores do Portal da Queixa, do grupo online ‘Lesados WiZink’, que já conta com 25 pessoas que, alegadamente, entre abril e maio, perderam 130 mil euros nos cartões de crédito WiZink.

“No passado dia 15 de maio fui vítima de Phishing, através do meu cartão Wizink, após ter recebido um email e uma sms sempre pelo remetente Wizink.pt e Wizink. No momento em que a fraude decorreu recebi um telefonema da SIBS onde me confirmaram estar a ser vítima de fraude, pois teriam efetuado transferências de 300 euros e outra 4.700 euros, disseram que iriam cancelar de imediato o meu cartão, (cartão esse que ainda nem sequer eu tinha ativado), no entanto para além destas transferências, ainda foi feita uma outra de 4.100 euros, perfazendo o total de 9.100 euros”, conta Patrícia Furtado uma das vítimas de um esquema de fraude através do cartão WiZink.

Já Pedro Pereira, lesado em 4.200 euros, denunciou o caso no Portal da Queixa, referindo ter sido vítima de ‘phishing’ “um dia depois de ter recebido o cartão de crédito na caixa de correio respondi a um email para o ativar. Foram feitos 5 movimentos no valor de cerca de 4.200 euros sem ter recebido nenhum código para os confirmar”.

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