[weglot_switcher]

Casa Branca pediu que fossem divulgados os nomes de quem “aplaudiu a saída de um oficial do Pentágono”

Bill Kristol, um republicano “Never Trump” que agora dirige a organização de defesa ‘Defending Democracy Together’, disse que havia uma atmosfera de “juramento de lealdade” dentro do Pentágono.
11 Novembro 2020, 21h13

A Casa Branca terá exigido uma lista de nomes de pessoas que aplaudiram quando o oficial do Pentágono, James Anderson, saía do edifício, tendo renunciado depois do seu chefe, Mark Esper, secretário de defesa demitido por Donald Trump, segundo o “Independent”.

A demissão de Esper por Trump e a sua substituição por Chris Miller, fez soar o alarme, gerando uma série de demissões – incluindo a de Anderson. Nomeado em junho, James Anderson havia entrado em confronto várias vezes com a Casa Branca sobre a influência dos aliados de Trump no departamento, informou o “Politico”.

Bill Kristol, um republicano “Never Trump” que agora dirige a organização de defesa ‘Defending Democracy Together’, disse que havia uma atmosfera de “juramento de lealdade” dentro do Pentágono. “Um sinal da atmosfera de juramento de lealdade agora no DOD: quando Jim Anderson foi demitido ontem como subsecretário interino de política, ele recebeu um aplauso ao sair do prédio”, twittou Kristol.

Kristol foi mais longe e publicou na sua conta de Twitter que “a Casa Branca ligou a solicitar os nomes de quaisquer nomeados políticos que se juntassem para pudessem ser dimitidos”.

Adam Smith, presidente do comité das Forças Armadas da Casa Branca afirmou que “é difícil exagerar o quão perigosa é a rotatividade de altos funcionários no Departamento de Defesa durante um período de transição presidencial”.

Em declarações ao “Politico”, Smith sublinhou que “se este é o início de uma tendência – o presidente demitindo ou forçando profissionais de segurança nacional para substituí-los por pessoas mais leais a ele – então os próximos 70 dias serão precários na melhor das hipóteses e francamente perigosos na pior das hipóteses”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.