[weglot_switcher]

Casaco tecnológico português está disponível para compra no Indiegogo

Startup nacional procura financiamento em crowdfunding.
11 Setembro 2018, 19h54

Chama-se MUSGO, o mais recente casaco iluminado com tecnologia 100% portuguesa, assim como a produção, e que tem como objectivo “diminuir o número de fatalidades existentes com peões, que em 75% dos casos ocorrem no escuro”.

“O sistema de iluminação inteligente com fibras ópticas que desenvolvemos aumenta a segurança dos utilizadores através da iluminação activa e é “inteligente” graças ao recurso a sensores que existem num smartphone e que ajudam, por exemplo, a sinalizar a travagem de um ciclista ou informar um trabalhador que saiu da área de segurança”, explicou Filipe Magalhães, director científico e tecnológico da VIME, entidade que juntamente com as empresas portuguesas SCOOP e LAPA são responsáveis por este conceito.

O casaco MUSGO é feito com um tecido que incorpora partículas de carvão activado obtidas a partir de cascas de coco recicladas, e pode ser usado com uma aplicação para smartphone que permite ao utilizador seleccionar a cor, a intensidade e a frequência do efeito de piscar.

O casaco inclui ainda uma série de outras características, tais como uma “cauda rebatível” para evitar salpicos/sujidade na roupa de quem andar de bicicleta em condições de chuva; bandas de silicone nos ombros para aumentar a aderência de sacos e mochilas; bolsos ventilados com fechos bidireccionais para regulação de temperatura e um painel respirável cortado a laser.

O casaco está disponível para compra na plataforma de financiamento colaborativo Indiegogo, onde está a decorrer uma campanha de crowdfunding nos próximos 30 dias com o objectivo de angariar cerca de 70 mil euros. Durante a campanha, o casaco vai estar disponível a um custo de 287 dólares.

Após o final da campanha, e dependendo dos objectivos atingidos, o casaco vai estar disponível por um preço que deverá rondar os 600 dólares num site dedicado ao produto, não estando para já prevista a sua disponibilização em lojas físicas.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.