[weglot_switcher]

Catalunha: Carles Puigdemont entrega-se às autoridades belgas

O Supremo Tribunal espanhol voltou a emitir uma nova ordem internacional de detenção para o independentista catalão esta semana. Para hoje está marcada a quarta greve geral na Catalunha em dois anos, marcada pelos sindicatos independentistas, para protestar contra as penas de prisão dos líderes independentistas catalães.
18 Outubro 2019, 08h25

O antigo presidente do Governo da Catalunha entregou-se de forma voluntária às autoridades belgas esta sexta-feira, avança a Europapress.

Um dos responsáveis pelo referendo ilegal que teve lugar na Catalunha em outubro de 2017, fugiu às autoridades espanholas no final de 2017 para a Bélgica, onde se encontra deste então.

O Supremo Tribunal espanhol voltou a emitir uma nova ordem internacional de detenção para o independentista catalão esta semana.

O mandato internacional foi rececionado pelas autoridades belgas na quinta-feira.

O juiz instrutor do processo independentista, Pablo Llarena, decidiu reativar a ordem internacional depois do Supremo Tribunal espanhol ter condenado nove independentistas esta semana a penas de prisão de oito a 13 anos por sedição.

Depois de vários dias de manifestações independentistas nas ruas da Catalunha, o que provocou vários incidentes violentos, a região vive hoje a sua quarta greve geral em menos de dois anos, devido ao processo independentista.

A greve foi marcada pelos sindicatos independentistas para protestar contra as penas de prisão dos nove líderes independentistas. Segundo o El País, já existem estradas e ruas cortadas desde as primeiras horas da manhã.

Hoje foram marcadas cinco “Marchas pela liberdade” que vão terminar em  Barcelona depois de três dias de caminhada. As marchas terminam às 17h00 no centro de Barcelona, para então dar início à manifestação.

O Governo catalão, a Generalitat, declarou serviços mínimos de 33% dos comboios da Rodalies, e serviços mínimos de 50% de metro, autocarros, elétricos e comboios da Generalitat. O autocarro do aeroporto vai circular durante todo o dia a 50% da sua capacidade.

Na noite de quinta-feira voltaram a haver confrontos entre os independentistas e a polícia com 18 feridos e 19 detidos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.