[weglot_switcher]

Catalunha: Dez carros incendiados em terceiro dia de protestos

“O governo da Espanha garantirá os direitos de todos na Catalunha. Estou convencido de que vamos superar esses episódios de violência”, assumiu Pedro Sánchez em conferência de imprensa após reunião de emergência.
  • Twitter
16 Outubro 2019, 21h25

Após o aviso de Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, as manifestações na Catalunha continuam e tendem a ficar mais fortes ao longo da noite. O jornal espanhol ‘El País’ afirma que 30 pessoas foram detidas esta quarta-feira, a maior parte delas de Tarragona, por suspeitas de estarem ligados aos incidentes da noite passada.

Além do pedido para alterar o local do clássico futebolístico Barcelona-Real Madrid para a capital espanhola, foram ainda cancelados vários concertos que estavam agendados para os próximos dias devido aos protestos que estão a ocorrer. A imprensa espanhol revela ainda que os manifestantes associados ao Comité da Defesa da República já incendiaram 10 carros neste terceiro dia de protestos.

Pedro Sánchez e Albert Rivera dos Ciudadanos estiveram reunidos durante a tarde para realizar um ponto situação. “A situação na Catalunha merece que estejamos juntos e andemos de mãos dadas. Acho que é uma questão de Estado e deve ser revolvida como uma coisa de Estado”, sustentou Rivera.

O líder dos Ciudadanos sublinhou ainda que a Catalunha vive atualmente uma emergência nacional, sendo necessário tomar decisões de forma urgente uma vez que “na Catalunha vive-se com medo” dos tumultos que têm acontecido.

A capital espanhola também começou a sentir esta quarta-feira alguns protestos, depois de três dias seguidos de manifestações em Barcelona. Alguns manifestantes juntaram-se na sede do Departamento do Interior da Generalitat e arremessaram pedras e garrafas como forma de protesto.

Depois de Albert Rivera, também Pedro Sánchez falou à imprensa local. “Perante atos violentos, o Governo reitera que, sob nenhuma circunstância, consentirá que a violência seja imposta à coexistência. O Governo atua para garantir os plenos direitos e a manutenção da ordem na Catalunha”, garante o presidente.

“O governo da Espanha garantirá os direitos de todos na Catalunha. Estou convencido de que vamos superar esses episódios de violência. Não há dúvida de que, mais cedo ou mais tarde, a coexistência na Catalunha será restaurada”, sublinhou Sánchez, referindo que os membros do Governo da Generalitat devem condenar “fortemente qualquer ato de violência”.

O líder do governo espanhol avança ainda que o mais importante é que os manifestantes “saibam que o que vão encontrar pela frente é a moderação como uma forma de força. Nestas condições, estou convencido de que a normalidade será restaurada na Catalunha”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.