[weglot_switcher]

Catalunha: Manifestante perde olho nos protestos. 131 manifestantes e 40 policias feridos

Após ser conhecida a sentença, os acessos ao aeroporto, metro e comboio estiveram interrompidos durante várias horas por causa dos manifestantes, tendo sido cancelados 50 ligações ferroviárias.
  • Twitter
15 Outubro 2019, 14h12

Os protestos dos independentistas da Catalunha da passada segunda-feira, 14 de outubro, provocaram ferimentos em 131 pessoas, avançaram os Serviços de Emergência Médica de Barcelona.

Sabe-se que no aeroporto de El Prat, onde se concentraram os manifestantes durante a tarde e noite, foi o local onde se registaram os confrontos mais violentos e onde ficaram feridos 115 manifestantes, sendo que 91 foram assistidos no local e 24 foram transportados para o Hospital de Bellvitge. Sabe-se que um manifestante que estava presente no aeroporto perdeu um olho, tendo sido operado a múltiplos ferimentos faciais.

Nas manifestações que ocorreram nas ruas de Barcelona, logo após ser conhecido o veredicto do Supremo Tribunal de Espanha, originaram oito feridos ligeiros. Em Girona, na Maçanet de la Selva, foram assistidas quatro pessoas pelas equipas médicas.

Além dos 131 manifestantes feridos, existem também 40 agentes da polícia local que revelaram ferimentos após combates com os manifestantes. O jornal espanhol ‘El Mundo’ avança ainda que um dos manifestantes perdeu 40% de massa testicular, ou seja, um testículo, na sequência da carga policial que aconteceu no terminal um do aeroporto.

Após ser conhecida a sentença, os acessos ao aeroporto, metro e comboio estiveram interrompidos durante várias horas por causa dos manifestantes, tendo sido cancelados 50 ligações ferroviárias. Dos 1.066 voos que estavam programados para segunda-feira, 110 foram cancelados, sendo que quatro dos voos tinham como destino Lisboa.

Esta terça-feira não se tem conhecimento de tumultos nas ruas, sabendo-se apenas que todos os voos com destino a Filadélfia nos EUA estão cancelados. Os voos que tinham Lisboa como destino saíram com atraso mas já se encontram no ar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.