[weglot_switcher]

Catalunha parada pela greve geral. Sagrada Família fechada, 55 voos cancelados, acesso a França cortado

As cinco marchas pró-independência que se dirigem a Barcelona já obrigaram ao corte dos acessos rodoviários à cidade condal.
  • Barcelona
18 Outubro 2019, 11h56

A greve geral pró-independência na Catalunha está a parar completamente esta região espanhola esta sexta-feira, 18 de outubro. As cinco marchas independentistas de vários pontos da Catalunha que se dirigem para Barcelona já cortaram os acessos à capital catalã.

A auto-estrada Ap-7, uma das principais vias rodoviárias de acesso a França, foi fechada, depois dos manifestantes terem deixado pregos no chão da auto-estrada. Já a autoestrada AP-2 perto de Lleida também foi bloqueada com pneus e colchões a arder, segundo a Bloomberg.

Em Barcelona, a Sagrada Família já foi encerrada devido a uma manifestação à sua porta, anunciou a gestão do monumento. Nas redes sociais começaram a correr apelos para os independentistas se juntarem junto a um dos ex-libris da cidade, pois os seus trabalhadores estariam impedidos de se manifestarem.

No aeroporto de Barcelona já foram cancelados 55 voos dos mil voos previstos para hoje.

A cidade condal voltou a ser assolada na quinta-feira à noite por violentos confrontos entre independentistas, nacionalistas e a polícia do qual resultaram 42 feridos e 19 detidos.

Esta madrugada a polícia catalã encontrou uma botija de gás hélio no Paseo de Gràcia. Apesar das devidas precauções tomadas, os Mossos d’Esquadra comprovaram que a botija estava vazia.

A cidade mais turística de Espanha está completamente parada, como contam o El País e o El Mundo: pouco trânsito no centro, serviços mínimos nos transportes públicos, e escolas e lugares icónicos fechados, como o Teatro del Liceo, o mítico Mercado de la Boqueria, junto às Ramblas.

As manifestações estão a ter lugar no mesmo dia em que o antigo presidente catalão se apresentou voluntariamente às autoridades belgas, depois de terem recebido um mandato de detenção internacional para a extradição de um dos responsáveis pelo referendo ilegal que teve lugar na Catalunha em 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.