[weglot_switcher]

Católica escolhe Cisco para desenvolver Smart Campus 4.0

A Universidade Católica Portuguesa formaliza esta terça-feira uma parceria com a tecnológica norte-americana, que fará a integração de soluções tecnológicas inovadoras no seu campus.
  • Cristina Bernardo
3 Junho 2019, 16h55

A parceria tem como objetivo a criação e promoção de programas colaborativos de investigação e inovação, unindo a comunidade científica da Universidade Católica Portuguesa (UCP) ao Programa de Research & Development da Cisco. O seu foco é o desenvolvimento do Smart Campus 4.0. da UCP, que proporcionará a toda a comunidade académica, “tecnologia de vanguarda para o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, reforçando o reconhecimento internacional da UCP”.

Pioneiro em Portugal, segundo a Católica, o seu novo Smart Campus 4.0 inclui um centro de inovação, integrando o programa de desenvolvimento de software Cisco DevNet e o Cisco Networking Academy para formação e desenvolvimento em competências digitais.

A universidade vai igualmente utilizar o currículo do programa de Networking Academies da Cisco para “o desenvolvimento de conhecimento e adoção de tecnologia inovadora no incentivo de atividades empreendedoras dos alunos, através da sua participação em experiências piloto nas áreas de IoT, Indústria 4.0 e Cibersegurança”.

Nas palavras de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, esta parceria com a Cisco “demonstra a ambição partilhada de desenvolver práticas educativas e curriculares envolvendo competências digitais, e de utilizar a digitalização para o benefício dos nossos estudantes”.

Antonis Tsiboukis, Country Manager, Cisco Portugal, considera, por seu turno, que “esta partilha de conhecimento e programas de inovação irá criar a oportunidade para os alunos evoluírem num mundo digital e contribuir para fazer de Portugal uma referência no ensino superior. “

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.