[weglot_switcher]

Católica lança formação em Direitos Humanos no pólo do Porto

Estão abertas candidaturas para a pós-graduação em Direitos Humanos, a primeira formação interdisciplinar promovida em Portugal nesta área.
22 Agosto 2018, 06h47

A pós-graduação da Católica no Porto é a primeira formação interdisciplinar oferecida em Portugal no âmbito da teoria e da prática dos direitos humanos.

O curso é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa. Arranca a 12 de outubro e reúne contributos dessas áreas científicas, nomeadamente no que respeita à proteção e promoção dos direitos humanos a nível nacional e internacional.

“Esta interdisciplinaridade permite apreender a matriz dos direitos humanos e os seus quatro principais vetores – dignidade, diversidade, vulnerabilidade e solidariedade –, adquirindo, simultaneamente, conhecimentos sobre o “ser” e o “dever ser” neste domínio, tanto num contexto nacional, como nas perspetivas europeia e internacional”, explica o pólo do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

A formação, que aproveita as sinergias entre Direito, Educação, Psicologia e Economia Social,  proporciona “uma visão integrada e interdisciplinar dos direitos humanos”, tendo em consideração não apenas a sua dimensão teórica (dignidade da pessoa humana e teoria dos direitos humanos), mas, também e principalmente, a sua dimensão prática. Neste ponto, a Católica Porto destaca a aprendizagem dos mecanismos de efetivação dos direitos humanos e da partilha de experiências concretas com profissionais da área.

As temáticas “Globalização, desigualdades e exclusão social”, “Migrações e Refugiados – contributos da psicologia e do direito”, “Solidariedade e direitos sociais”, “Diversidade cultural e religiosa” e “Direitos Humanos e Novas Tecnologias” são alguns dos conteúdos da formação, que decorre até 13 de abril de 2019. As aulas serão dinamizadas às sextas-feiras, das 18h00 às 22h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.